Hábito de opinar sobre tudo e a violação do respeito online.

Por: Maria Augusta Ribeiro

O universo digital nos levou ao exercício do debate forçado. Opinamos sobre tudo, discutimos o tempo todo, e discordamos numa velocidade ultrassônica. Mas, em que medida esta troca é, de fato, comunicação ou ofensas online?

amor-e-odio-#belicosaa55O limite entre o amor e o ódio é mais tênue na internet, porque é rápido, fácil, e muitas vezes não é preciso mostrar o rosto.

Além disso, o preconceito na era Facebook é muito maior que a razão. Nos identificamos com qualquer um e acabamos por generalizar as diferenças.

cellphone-paparazzi-#belicosa55Sem pesquisas mais profundas, emitimos logo nossa opinião, e habitualmente fazemos dela verdade absoluta.

Dos 5 minutos de fama aos 30 segundos do fracasso, o uso do ódio como argumento parece ser natural no ambiente online.

Xingar, gritar, desqualificar, e até colocar a mãe no meio passam a ser desrespeito à opinião com conteúdo.

xingamento-#belicosa55Há tanto espaço assim para ofensas, que nos esquecemos da capacidade de elogiar, curtir e cooperar com algo unicamente porque é bom?

Não sabemos mais nos comunicar sem ofender? Ou estamos emburrecidos e procuramos nos palavrões argumentos pobres?

Ativismo_digital-#belicosa55A comunicação online deveria ser ágil, não desrespeitosa. Estamos vivenciando um universo onde gerações mais novas aprendem que gritar e ofender é defender ponto de vista, a tratar seu semelhante com descaso e a acreditar na primeira baboseira que publicam.

Vamos refletir e começar a educar a geração de adultos que desejamos para o futuro, ok?

Instagram #Belicosa55

Twitter #Belicosa555

xingamento-#belicosa55







Saiba mais sobre
Comportamento Digital

Conteúdo especializado produzido por
Maria Augusta Ribeiro

Leia também



analfabetos

Os Novos Analfabetos Digitais 4.0

Por que é importante desenvolver habilidade físicas para navegar na vida digital.

comportamento

Comportamento Feminino e o impacto no Digital

O que o universo feminino traz para o digital

IA

IA e o Comportamento do Consumidor

Saiba como usar IA para atender o consumidor