Consumo X Consumismo

Consumo X Consumismo

Por Maria Augusta Ribeiro

Impulsionada por nações capitalistas, o ato de consumir produtos e serviços passou de boa prática econômica a nociva ao consumidor. Isso porque 8% da população consumidora sofrem de compulsão por compras, transformando a atividade em alerta social.

No Dia Internacional do Consumidor, muitas organizações estimulam o cidadão ao debate e à prática saudável do consumo, com informativos, palestras e debates envolvendo comunidades locais.

Somente 2% desses casos é causado por distúrbios de ordem médica, sendo necessário o tratamento. Os restantes 6% são consumidores comuns, levados às compras desenfreadas.

Contribuindo para o aumento da compulsão por compras, o comércio e a indústria induzem o cidadão às compras, estimulando a prática do crediário, parcelamento de cartões de créditos, e oferecendo descontos na próxima compra.

Bombardeios com propagandas atrativas visualmente induzem o consumidor desde cedo, já que 90% das propagandas são feitas para o público entre 7 e 10 anos de idade, que não sabe diferenciar o que é propaganda do que é entretenimento.

A sociedade antenada começa e se mobilizar e a conter estas práticas abusivas, se envolvendo com órgãos de proteção ao consumidor, redes sociais direcionadas, e grupos de debate. Pois o consumidor cidadão estimula a economia, não a compulsão.


Cadastre seu E-mail e receba os artigos do belicosa


*  Seu endereço de email:
 



Bookmaker bet365 Bonus review by ArtBetting.gr

Germany bookmaker bet365.de review by ArtBetting.de

Bookmaker English BET365 review by ArtBetting.co.uk

Premium templates by www.bigtheme.net free download.