Consumo X Consumismo

Consumo X Consumismo

Saiba como se proteger de praticas comerciais abusivas de consumo

Por Maria Augusta Ribeiro

consumismo-#belicosa55Produtos para a Copa, moda e de comercio eletrônico impulsionam nações capitalistas. Assim o ato de consumir passa de estimulo econômico a praticas abusiva.

Cerca de 8% da população consumidora mundial sofrem de compulsão por compras, transformando a atividade de consumo em alerta social.

Somente 2% desses casos são causados por distúrbios de ordem medica. Os 6% restantes são consumidores levados ao consumo desenfreado por propagandas.

O aumento do consumo também é incentivado pela indústria das compras online, com descontos, facilidade de compra e credito fácil.consumismo-#belicosa55

Bombardeados por propagandas atrativas visualmente, induzem o consumido desde cedo, Sendo que 90% das ofertas exibidas são direcionadas as crianças de 7 a 10 anos.

Super herói na propaganda de detergente, Ofertas de viagens e seus mascotes ou animações ao lado do Facebook são algumas das estratégias usadas para que cada vez mais a criança consumo. Já que nao sabe diferenciar o que é propaganda do entretenimento.

consumismo-#belicosa55Aos pais pode se barganhar com os filhos o tempo que ficam em frente a Tv, por leitura de livros. Ou trocar os games online por esporte coletivo e ainda incentivar atividades extracurriculares.

As escolas podem fomentar grupos de debate, gincanas educativas e palestras com agentes do Procon.

Redes sociais como o Twitter, jogos interativos e aprendizado colaborativo podem gerar debate e informar mais pessoas.

Cidadão antenado estimula o consumo, nao a compulsão por compras.

Sobre o autor

Maria Augusta
Belicosa indica a opinião forte. Assim é Maria Augusta Ribeiro. A Publisher paulista com alma cuiabana é Formada em Direito, Comércio Exterior, e pós-graduada em Comunicação Coorporativa pela Universal Class da Florida. Empreendedora, encara o universo digital como ferramenta de transformação social e com artigos próprios, provoca a sociedade sob uma ótica particular.

Posts relacionados

36 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


− dois = 6

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *