Em tempos de coleta de dados, o nosso comportamento na web também é sinônimo de dinheiro. E áreas ligadas ao marketing, varejo e mercado financeiro estão de olho em vocês através da netnografia.

Antes que me pergunte o que é essa tal de netnografia, explico: é um método de analise mercadológica que utiliza informações disponíveis publicamente em ambiente digital para compreender melhor as necessidades do consumidor.

Pode parecer distante de você, mas as empresas, marcas e profissionais liberais utilizam a netnografia como ferramenta para entender seu público alvo e assim influenciar suas escolhas na internet.

Neste momento tem uma empresa se utilizando dessa metodologia para analisar o seu comportamento online e, em seguida, já lhe sugerir um produto ou serviço para consumir.

Já observou como recebe e-mails marketing de empresas que nunca visitou? Ou mesmo, quando acessa sua rede social, já disparam um produto ou serviço relevante para você? Isso é devido a um monitoramento e análise do seu comportamento através da netnografia.

Apesar de muito utilizada, a netnografia é mais complexa do que análise de dados, é a compreensão do comportamento humano e suas escolhas como visão de futuro. É um método bastante sofisticado, que utiliza pesquisas qualitativas de ultima geração.

Vale a pena observar seu comportamento e quem mais influencia seu consumo; certamente a netnografia estará presente para estudar, analisar e compreender o porquê do nosso consumo no universo digital.

Além disso, é com a netnografia que estabelecemos o significado e a imagem de uma marca, adequamos a comunicação de um produto ao seu território, e produzimos insights e tendências que provavelmente você e eu estaremos usando daqui a 4 anos.

Não importa de que geração você seja, certamente em ambiente digital haverá um nicho de mercado focado em você com o objetivo de incentivar seu consumo, mas também de fazer com que você encontre mais pessoas que tenham culturas, hábitos e valores parecidos com os seus, afim de lhe integrar dentro de uma tribo, com direito a um universo feito para você.

Ah!!!! Belicosa, isso não me pega! Sou analógico como meus avós. Ok! Cara pálida, mas, se você ou seu avô tem um smartphone com acesso a internet, saiba que estão sendo observados por alguém que pode oferecer oportunidades únicas de se atualizar, consumir e de encontrar sua turma através da netnografia.

Imagine que somos um texto sofisticado circulando pela internet. A netnografia é capaz de nos interpretar em ambiente digital, produzir informações a partir dos nossos dados, nos inserir num livro aonde gostaríamos de estar.

A netnografia é mais do que uma pesquisa ou monitoramento. É a oportunidade que temos de aliar a ciência e análise qualitativa às nossas vidas, e fazer com que ambientes de trabalho, produtos, e até as relações humanas sejam mais a nossa cara. Pense Nisso!

Por: Maria Augusta Ribeiro. Profissional da informação, especialista em Netnografia, escreve para o Belicosa.com.br.