Nascidos a partir dos anos 1995 ate 2010, a chamada geração Z não brinca em serviço e de acordo com especialistas pode ser a geração que vai definir o futuro dos negócios. Então vamos ficar atentos!
Essa turma já nasceu sabendo usar Uber, compartilhar wi-fi e comprar pela internet. É a geração da escolha e isso significa dizer que se a marca, empresa ou produto não compartilha da mesma filosofia será descartado. #geraçãoZ
A geração Z esta na moda e continuará sendo tendência por pelo menos uma década. Ela e formada por um grupo de influenciadores diversos, hiperconectados e de limiar curto de atenção que estão se tornando formadores de opinião em todos os setores, marcas e plataformas digitais. #geraçãoZ
Ela é a primeira geração em que o poder mudou das mãos dos que criam e vendem, para aqueles que de fato compram e recomendam. Esta geração pode conceber influencia de alta amplitude afetando uma marca ou vender produtos em segundos. #geraçãoZ
E como são as expectativas desses consumidores? Quando se trata de consciência de marca, experiência inicial, pagamento e fidelidade essa turma deseja valor, conteúdo, anúncios personalizados e responsabilidade social.
A geração z espera que toda a experiência do cliente desde a propaganda ate a finalização da compra e devoluções, seja totalmente personalizada de acordo com suas preferencias individuais.
De acordo com Jason Dorsey e Denise Villa em seu livro Zconomy 95% da geração Z acessa as mídias sociais, isso é uma dependência da tecnologia sem precedentes e da mesma forma que pode ser prejudicial a saúde é uma excelente oportunidade para ofertar de forma personalizada, produtos e serviços.
Finanças:
Setores dos planos de saúde, previdência e financeiros estão de olho nessa geração já que seus pais podem transferir grande parte de seus dividendos aos filhos. Outro fator interessante é que essa turma pensa em aposentadoria.
Vestuário:
Quando o assunto é moda além da marca precisar praticar o ativismo pregado nas plataformas digitais a geração exige desse seguimento que o vestuário seja durável, fazendo o dinheiro deles valer pena.
Make up e Beleza:
Maquiagem e produtos de beleza também não serão perdoados. Muitos influenciadores devolvem produtos de patrocinadores pois não se adequam a realidade, ou usam animais para testes e na pior das hipóteses não entregam o que prometem.
A geração Z esta ditando o streaming na pratica. Nunca tivemos tantos shows on-games, para a geração o entretenimento em si é o veiculo de engajamento. Então algo que é ofertado durante o intervalo de um show dentro de um game vai ser mais interessante do que ir a uma loja física.
Alimentos, bebidas e restaurantes:
Essa geração alcançou a maioridade durante o embate das nomenclaturas nos alimentos. Orgânicos, não alterados geneticamente, rótulos com alergias alimentares toda essa informação vai fazer sentido para essa geração te comprar.
Outra coisa marcante, essa geração adora cozinhar. Nunca tivemos tantos programas de culinária pelo mundo, food trucks e restaurantes onde enxergar a cozinha é tão importante.
Amor pelos Vídeos:
Ao usar as plataformas digitais lembre-se de tirar proveito do amor que a geração Z tem pelos vídeos. O que antes era youtube hoje se parece mais com o google quando o assunto é saber como fazer algo, avaliar produtos e ensinar.
O recado que essa geração esta nos dando é muito importante, vamos abraçar aas diferenças coletivas e transforma-las em produtos, serviços e conexões cada vez mais personalizadas porem elas precisam serem feitas priorizando as pessoas por traz das marcas como indivíduos.
Maria Augusta Ribeiro é especialista em comportamento digital e Netnografia no Belicosa.com.br.
https://belicosa.com.br/preparados-para-o-consumo-by-geracao-z/
https://rhpravoce.com.br/colab/como-entender-melhor-e-liderar-a-geracao-z/
Porque as pessoas tem medo de se desconectar