Mudanças de hábito podem ajudar o desenvolvimento do país e ainda lhe fazer feliz.

Por Maria Augusta Ribeiro

Um novo ano se inicia, e com ele a promessa de mudanças, e a ideia de vida renovada e cheia de otimismo invade o coração dos brasileiros. Então, por que não medir a felicidade interna bruta, já que somos considerados o país mais simpático do mundo?

A Felicidade Interna Bruta, mais conhecida como FIB, já é considerado indicador de desenvolvimento de alguns países, tal qual o PIB (Produto Interno Bruto). Mas, além disso, qual é a sua utilidade?

love-child-smile1-#belicosa555Criada no Butão em 1972, a FIB é reconhecida pela ONU como fator de melhora ou piora de uma nação.  Requisitos como bem estar, saúde, educação e cultura são avaliados para se medir o grau da FIB de um país e consequentemente de seus habitantes.

No Brasil a FIB ainda não é realidade, mas um projeto piloto tem sido aplicado no estado de São Paulo, e quem sabe num futuro breve será incluída a felicidade brasileira como fator de desenvolvimento.

kid-in-can-#belicosa555-FIBExistem grandes maneiras de começar a integrar os requisitos da FIB em sua cidade, e hábitos simples podem ajudar a melhorar o local onde mora, e ainda ajudá-lo a ser menos estressado, cansado e infeliz.

Então, recicle o lixo, ajude a resgatar animais, ao menos plante uma árvore, isso ajudará o meio ambiente.

Denuncie a corrupção, vá às ruas exigir do político que lhe representa decência, e não se esqueça de avaliar melhor em quem votar nas próximas eleições.

criancas-internet-segura-#belicosa555-FIBA melhoria do padrão de vida pode começar por você. Nestas férias dedique uma parte para fazer um curso e assim ter subsídios para pleitear aquele cargo sonhado: Lembre-se alguns cursos são gratuitos e online, basta procurar.

O Brasileiro é um povo festeiro. Por isso vá a teatros, museus, exposições, e assim procure fazer algo mais cultural e menos televisivo. Isso pode ajudar a fazer novos amigos e ver coisas novas; desenvolvimento social também é FIB.

baby-cute-smile-FIB-#belicosa555Denuncie a violência contra a mulher, pedofilia e homofobia. Use camisinha e procure beber bastante água. A prevenção da saúde começa pela sua.

Enfim, que 2014 sejamos brasileiros o suficiente para honrarmos nossa educação, saúde e cidadania, como fazemos com a bola em campo, samba no pé e o sorriso no rosto.

 Feliz 2014 !







Saiba mais sobre
Comportamento Digital

Conteúdo especializado produzido por
Maria Augusta Ribeiro

Leia também



analfabetos

Os Novos Analfabetos Digitais 4.0

Por que é importante desenvolver habilidade físicas para navegar na vida digital.

comportamento

Comportamento Feminino e o impacto no Digital

O que o universo feminino traz para o digital

IA

IA e o Comportamento do Consumidor

Saiba como usar IA para atender o consumidor