Antes de mais nada… Captar tendências de mercado significa estar um passo à frente da concorrência, isso é o que diz Neil Patel, um dos maiores profissionais de marketing do mundo. Mas o que devemos saber para apurar nosso radar e estar atentos às tendências de consumo para 2020?
Quando falamos em tendências, o objetivo não é estabelecer um ponto fixo para guiar seu negócio, e sim, ter um direcionamento provável do que o consumidor contemporâneo deseja como mudança faz todo o sentido.
E os condutores dessas mudanças são muitos, tais como a tecnologia, o compartilhamento e o modelo de negócios. Então, quais são as principais tendências de mercado para 2020?
Economia Colaborativa:
Você pode até não gostar ou não perceber, mas compartilhar é uma tendência, e ela se chama economia colaborativa. E está presente em aplicativos de carona, serviços de aluguel de quartos e financiamentos coletivos.
A base dessa ideia é o fim do desperdício e que casa muito bem com a preservação do planeta e o que fazemos com os resíduos que criamos.
De acordo com uma pesquisa da consultoria PWC, esse mercado vai faturar 335 bilhões de dólares até 2025, e se você tem um negócio que pode ser colaborativo, esse é o momento de arriscar.
Geração Longeva:
Pessoas acima de 60 anos são o novo hit da estação. Nunca se criou tantos produtos direcionados a uma geração de pessoas que vai viver mais e quer estar digitalizada.
Segundo o IBGE, a expectativa de vida do brasileiro mudou de 58 para 76 anos, e isso significa pessoas mais ativas e que precisam de produtos e serviços que se comuniquem com elas de forma única.
Produtos Artesanais:
As pessoas querem cada vez mais personalização dos produtos e serviços que consumem. Seja de uma linguiça artesanal ou uma latinha de refrigerante com o seu nome impresso, todos desejamos fazer sentido na internet.
E o artesanato vai estar em alta! Clientes mais fidelizados serão aqueles com produtos únicos e feitos sob medida.
A indústria ainda vai continuar a ser um pilar da economia global, mas a exclusividade e a qualidade do produto artesanal vão estar cada vez mais presentes na vida do consumidor.
Eventos Ao Vivo:
Há algum tempo seria impossível pensar em eventos ao vivo pela internet. Mas hoje é possível, e isso significa mais dinheiro no bolso para influencer, produtores de conteúdo, e marcas que desejem conexão em tempo real com o consumidor.
A distância pode atrapalhar os estudos, pode impedir o conhecimento e ainda dificultar o trabalho. Mas, com a ajuda da internet, podemos participar de congressos pelo smartphone, estudar via redes sociais, e ainda facilitar o trabalho com ajuda da tecnologia.
Para quem está nesse ramo, a hora é agora, invista em transmissões ao vivo, podcasts e interações em tempo real com seu consumidor, porque ele deseja fazer parte da sua história.
Experiência Única do Usuário:
A tal da experiência do usuário é um termo amplamente utilizado na tecnologia, e que recentemente veio para o mercado como uma nova proposta de engajar o cliente a consumir.
Hoje as pessoas não compram mais um produto ou serviço, elas compram experiência de consumo. A venda se inicia muito antes do fechamento do negocio e o relacionamento com o cliente nunca acaba.
O produto, na ótica do cliente, fica com valor intangível se ele corresponde às expectativas de consumo em particular. Na prática, é que se a experiência fizer memória positiva, o cliente volta e fideliza, senão…
Em suma, as tendências não são apenas maneiras de preparar-se para o futuro, mas sim de entender o presente, e compreender o cliente para que ele volte sempre.
Por: Maria Augusta Ribeiro. É especialista em Netnografia e Comportamento de consumo digital no Belicosa.com.br
Porque as pessoas tem medo de se desconectar