Não é de hoje que netnografia vem sendo utilizada como estratégia para a geração de insights no mercado. E seus esforços estão alinhados a uma pratica atual de grandes marcas na inclusão do consumidor ao criar novos produtos.
Mas o que é Cocriação?
E netnografia?
A Cocriação é uma iniciativa de gestão, ou forma de estratégia econômica, que reúne diferentes partes (por exemplo, uma empresa e um grupo de clientes), a fim de produzir conjuntamente um resultado mutuamente valorizado.
Já a netnografia é o método que estuda o comportamento do consumidor na internet, observando esses clientes e fãs identificando dados extraídos de ambiente digitais como as redes sociais.
O casamento da Cocriação com a netnografia acontece quando se emprega a netnografia para enxergar os reflexos culturais das pessoas em ambiente digital e se direciona esforços transparentes para se criar algo de valor.
Empresas como a coca cola utilizam a netnografia para entender que musica os clientes desejam ao consumir uma coca cola zero.
A Starbucks usa a netnografia para ouvir as ideias de seus clientes e oferecer sabores mais atrativos de seus cafés.
A Ikea faz grupos de discussão sobre novos produtos pra empreendedores, A DHL tem centros de inovação que experimentam as dicas dos clientes em novas maneiras de se fazer uma entrega.
A Lego tem desde 2004 tem votações online das melhores ideias para o uso de seus cubos, desde simples entretenimento ate uso em arte, educação e arquitetura.
A BMW e a Heineken têm centros de Cocriação entre seus fãs a fim de produzir espaços onde seus produtos possam ser melhor experimentados. Afinal não é todo mundo que pode ter um carro de luxo, mas todos podem se tornar fãs da marca e consumidor peças de vestuário ou ter um copo estampado a marca.
É criando comunidades e conexão social que se observa os insights para a geração de produtos de valor.
Lembre-se mais bacana do que “criar algo para alguém é criar algo com alguém” e as empresas estão justamente de olho nesse alguém para criar novos bens de consumo e a netnografia é aliada para orientar o mercado.
Por: Maria Augusta Ribeiro Especialista em Netnografia e Comportamento Digital – Belicosa.com.br
Porque as pessoas tem medo de se desconectar