Uma vez que a opiniões nas redes sociais e comentários em ambientes digitais tendem a refletir os hábitos das pessoas, empresas de todo o mundo estão usando a netnografia para mapear esses hábitos e vender mais.
Mas o que é netnografia? É o estudo do comportamento do consumidor on-line, uma ferramenta de pesquisa de mercado qualitativo que, através de insight, consegue balizar ações de varejo, marketing e cultura organizacional.
Robert Kozinets o inventor do método, queria entender por quê as pessoas que gostam dos filmes do Star Wars são tão apaixonadas pelo tema e consomem tanto os produtos dessa franquia, mesmo se passando mais de 40 anos.
E a receita de George Lucas deu tão certo que os filmes faturaram mais de 8 bilhões de dólares em bilheteria. Mas, os produtos comercializados sob a franquia têm 3 vezes mais faturamento.
A técnica da netnografia ajuda a conhecer melhor os clientes, seus padrões de compra e o que estão buscando em ambiente virtual, para muitas vezes consumir no real.
Entender a cultura e as mudanças sociais na vida das pessoas digitalizadas significa mapear as rotas de como, quando e onde os potenciais consumidores estão. O que gostam, o que amam e ate o que não suportam.
E quando falamos de técnicas que possam auxiliar o processo de “entender para atender”, a netnografia é rápida, eficaz e mais barata que outras ferramentas de pesquisa.
Para estrategistas a palavra consumidor remete diretamente ao cliente do seu cliente, normalmente aquele que consume bens e serviços, aquele que além de consumir, vai engajar e ser fiel a uma marca.
Por isso empresas como Coca-Cola, Johnson & Johnson e Starbucks utilizam a netnografia para lançar produtos, construir campanhas de marketing e alinhar sua marca tanto em ambiente digital quanto analógico.
Essa junção entre vida real e vida online ficou tênue, estratégias afiadas conseguem navegar entre dois universos entendo como o consumidor deseja ser tratado tanto em ambiente físico como virtual.
Com os avanços das redes sociais estamos vendo narrativas diferentes, colaboração, inclusão e o despertar de reações vinda do cliente para dentro das empresas. Esses insights são um processo realizado pela netnografia como ferramenta para que esse cliente consuma cada vez mais e melhor.
A Netnografia gera direcionamento estratégico, fazendo com que as empresas percebam os comportamentos de quem interage com elas, a fim de vender mais, orientar estratégias de marketing, e ainda construir empresas com propósitos fortes.
Com escolhas mais rápidas e relacionamentos mais fugazes, os consumidores de hoje desejam que as empresas, marcas e produtos com quem se relacionam sejam de boa procedência, e a netnografia ajuda a valorizar esses potenciais em seus insights.
Nessa era de lógica digital a netnografia se apoia no tripé de um mindset que diz que devemos interagir, segmentar e mensurar para gerar conhecimento que seja capaz de balizar as empresas ate seus clientes mais fieis.
Vivemos em um momento de grandes transformações nos hábitos de compra, e estar atentos a esse movimento onde precisamos entender quem são nossos consumidores para atender melhor a netnografia é aliada.
Como diz o professor Fernando Coelho “Não pode haver estratégia empresarial, que não seja fundamentalmente uma estratégia de marketing, já que o objeto principal de uma organização é criar e manter clientes.
Todo o resto é consequência. Ou seja, não importa se o consumidor esta tendo uma experiência física ou digital com sua empresa, ele quer ser o centro das atenções, concentre seus esforços nisso e preste atenção nele.
Maria Augusta Ribeiro é especialista em comportamento digital e netnografia. Belicosa.com.br
Porque as pessoas tem medo de se desconectar