Nos falta tempo para responder mensagens, checar se as informações são verdadeiras e ainda publicar nas redes. Quem diria que ferramentas que deveriam nos trazer benefícios esta causando nossa escassez de tempo.
Conforme o relatório mundial de 2024 o “ 5 Billion Social media users” feito em parceria com a We are Social e Meltwater o brasileiro é o segundo colocado em tempo de uso na internet, passando mais de 9 horas e 24 minutos conectado.
O estudo ainda apontou que desse tempo gasto na internet 94% dele é dedicado a aplicativos de bate papo e mensagens. Essa conexão toda com o digital faz com que o nosso tempo real seja desconectado e deixamos de perceber o que acontece ao nosso redor.
Em um mundo cada vez mais conectado, é fácil se ver preso ao uso excessivo do smartphone, consumindo grande parte do nosso tempo diário.
No entanto, buscar maneiras de reduzir o tempo gasto com o smartphone pode trazer inúmeros benefícios, como aumentar a produtividade, melhorar o bem-estar e promover conexões reais.
E como fazemos para melhorar nossa relação com o tempo e a conexão com a internet?
Estabeleça limites de tempo
Antes de mais nada veja as configurações do seu telefone em “Tempo de uso” nossos telefones estão tão atualizados que irá visualizar quando tempo você gasta em cada app, mensagens e redes sociais um a um.
Assim vai conseguir definir limites diários para o uso do smartphone. Determine períodos específicos do dia em que você se desconectará completamente, como durante as refeições, antes de dormir ou ao acordar.
Além disso, utilize recursos disponíveis no próprio smartphone, como os modos “Não Perturbe” ou aplicativos de controle de tempo, para evitar distrações desnecessárias.
Se tiver crianças e adolescentes que já possuam a sua tela, faça o mesmo nos deles e comesse a conversar sobre as novas regras para esse uso.
Identifique atividades substitutas
Ao invés de recorrer automaticamente ao smartphone para passar o tempo, identifique atividades substitutas que lhe interessem. Leia um livro, pratique exercícios físicos, aprenda a tocar um instrumento, faça artesanato ou comece um projeto pessoal. Ter alternativas viáveis para ocupar seu tempo fará com que você dependa menos do smartphone.
Defina metas diárias
Estabeleça metas diárias possíveis para cumprir antes de usar o smartphone. Pode ser a conclusão de uma tarefa, a leitura de um capítulo de um livro ou a realização de um projeto pessoal. Ao ter metas definidas, você se sentirá motivado a utilizar seu tempo de forma mais produtiva, diminuindo a dependência do smartphone.
Crie espaços livres de smartphones
Ademais dedique áreas da sua casa ou do seu local de trabalho onde os smartphones são proibidos. E estabeleça uma “zona livre de smartphones” na mesa de jantar ou crie um espaço de trabalho livre de distrações digitais. Isso ajudará a estabelecer limites claros entre o uso do smartphone e o tempo dedicado a outras atividades.
A minha experiencia pessoal foi criar um estacionamento de Smartphones na minha casa. Ao chegar depois do trabalho, minha família vai colocando o telefone para carregar na sala e depois disso ninguém mexe.
Mas e se emergência, como vão me te encontrar? Se o caso for grave vão te ligar, ninguém fica passando mensagem de áudio , teclando ou enviando vídeos se for uma emergência. Pense nisso!
Pratique mindfulness
O nome é complicado mas tem muitas técnicas e que ajudam a aumentar sua consciência e reduzir o impulso de pegar o smartphone. Reserve momentos ao longo do dia para praticar a atenção plena, seja através da meditação, da observação consciente ou do simples ato de focar nas suas atividades presentes.
Aliás essa prática auxiliará no desenvolvimento de uma relação mais equilibrada com a tecnologia, evita a ansiedade e ainda melhora a produtividade. Sim também é possível aplicar em crianças.
Tenha um hobby offline
Você tem um hobby? E já adianto, sair para beber com os amigos, maratonar series e jogar não são hobbys.
Desenvolva um hobby offline que lhe proporcione prazer e satisfação. Pode ser pintura, jardinagem, cozinhar, dançar ou qualquer atividade que desperte seu interesse.
Afinal de contas encontrar algo que lhe traga realização fora do mundo digital o ajudará a aproveitar mais o tempo livre e a diminuir a dependência do smartphone.
Em casas com crianças e jovens estimule essa atividade junto da familia. Já pensou em montar lego junto com seu filho ou filha? Fazer aula de pintura com a família toda? Fazer uma receita com seus avos ou tios?
Estimule a interação Cara a cara
Enfim, priorize o tempo com amigos e familiares, buscando interações sociais offline. Planeje encontros, atividades ao ar livre, jogos de tabuleiro ou simplesmente tenha conversas significativas face a face. Ao investir nas conexões dedicamos mais tempos a nos mesmos e as conexões verdadeiras do que simplesmente o ato de ficar mover nossos olhos nas telas.
Maria Augusta Ribeiro é especialista em comportamento digital e Netnografia no Belicosa.com.br
A Influência da IA e as Experiências Personalizadas são tendências para 2025
Porque as pessoas tem medo de se desconectar