Projeto social transforma a arte do fuxico em ação efetiva para a comunidade carente de Cuiabá.
Por Maria Augusta Ribeiro
A união do útil ao agradável é o que move um destemido grupo de mulheres da sociedade de Cuiabá para produzir trabalhos artesanais, feitos com o fuxico (uma técnica de costura) e no final de cada ano realizar um bazar onde toda a renda é revertida em benefício a uma comunidade carente.
O Fuxico do Bem é uma organização simples e prática que, ao mesmo tempo em que parou de reclamar do que de fato deveria ser de obrigação do governo em fazer, procurou uma forma alternativa de ser solidário.
Os trabalhos confeccionados com a técnica de fuxico, além de incentivar o engajamento e voluntariado, contribuem para as artesãs, que mantêm sempre o bom humor nos animados encontros que fazem para produzir seus trabalhos.
Pesquisas científicas sérias demonstram que pessoas que realizam trabalhos manuais em qualquer nível mantêm a atividade cerebral intacta, estimulam a produção do hormônio da felicidade, além de ser uma forma de praticar a solidariedade.
Ações em prol de instituições que necessitam de alimentos, insumos e materiais hospitalares, estão sempre na lista do Fuxico do Bem, que prontamente atende aos pedidos. Vale ressaltar que nenhuma instituição recebe dinheiro e sim o que realmente precisa, em espécie.
O Fuxico do Bem poderia ser mais um grupo doméstico que dedica seu tempo em prol da diversão e da caridade. Mas o que este grupo faz realmente transcende as barreiras da dificuldade e procura ajudar o próximo, e levar consigo a habilidade de repartir um pouco de amor a quem precisa.
O bazar do Fuxico do Bem acontece nos dias 5,6, e 7 de dezembro, das 8:00 às 18:00, e no dia 7 das 8:00 às 12:00, na rua Dom Bosco, n. 2105, Goiabeiras, Dentro da Arruda Móveis, em Cuiaba-MT.
Porque as pessoas tem medo de se desconectar