Seja um voluntário e faça a diferença neste Natal
Por Maria Augusta Ribeiro
O trabalho voluntário vem ganhando espaço quando o assunto é fazer o bem, o que proporciona engajamento do cidadão que dedica seu tempo e esforço sem remuneração, direcionando a sua atividade para ajudar alguém.
Ao escrever este artigo a inspiração veio de uma amiga, que por meio do voluntariado consegue se conectar ao outro e compreender, de fato, os desafios e dificuldades alheias. Assim, quem deseja ser um voluntário, pode começar identificando uma habilidade sua que possa ser usada a favor do outro.
Boa vontade, consistência e dedicação são necessárias para o voluntário, onde aquela contribuição esporádica não pode ser reconhecida como voluntariado.
Procurar escolas, creches, hospitais e organizações não governamentais são uma boa maneira de se candidatar a voluntário, mas existem alguns sites e aplicativos que podem ajudar a identificar quem está mais próximo e assim ajudar.
Sabe costurar? Ensine. Conte histórias para crianças, organize mutirões de limpeza de espaços públicos de sua cidade, seja apoio técnico na administração de alguma organização sem fins lucrativos, enfim se vista de papai noel e com isso fará o bem, se sentirá melhor, e receberá a gratidão de quem não tinha com quem contar e achou você para ajudar. Feliz Natal!
Porque as pessoas tem medo de se desconectar