Projeto da ONU faz pesquisa para determinar prioridade de questões com auxílio do cidadão.
Por Maria Augusta Ribeiro
Intitulada “Meu Mundo”, a pesquisa de múltipla escolha que visa direcionar esforços para saber quais questões, de âmbito mundial, são mais importantes para todos guia o cidadão à ação, onde deve escolher 6 questões de 16 que acha mais importantes e assim fazer a diferença.
O objetivo simples e nobre desta captura de opiniões individuais tem a função de guia para a pauta da agenda do Secretario Geral da ONU e líderes mundiais, em temas que são tratados como menos importantes muitas vezes, como a qualidade dos alimentos oferecidos em uma cidade para consumo, gerando melhorias e na área agricola daquela cidade ou mesmo treinamento adequado a população.
A bela ideia de fazer o cidadão participar de forma individual dá subsídios a pesquisa, e mais, estimula o engajamento social, que pode ser feito em grupo ou individualmente. Ensinar um oficio a alguém, construir uma escolar e proporcionar agua a locais de difícil acesso pode ser feito por você: engaje seus vizinhos e promova o bem.
Assim, quem quer fazer a diferença pode ser estimulado pela pesquisa, além de ajudar a uma comunidade, mesmo que não seja a sua. Faça mutirões de limpeza, ajude a zelar pelo patrimônio público, ou ajude alguém, pois o meu mundo também é o seu mundo.
Porque as pessoas tem medo de se desconectar