Veja como programa nacional de segurança alimentar é referência, reduz desperdício  de alimento e ainda minimiza a fome.

Por Maria Augusta Ribeiro

Toneladas de alimentos próprios para o consumo, mas de pouca aparência, vão para os lixos todos os dias. Uma rede nacional de bancos de alimentos constatou o problema e trabalha há mais de 10 anos evitando que milhões deles sejam descartados, e ainda incrementam a alimentação de pessoas pobres.

lixo-#belicosa555-desperdicioO Mesa Brasil é uma iniciativa simples e muito eficiente, que conta com o apoio da sociedade, buscando alimento em feiras, supermercados e distribuidoras, que não estão bonitos para a venda, mas que estão próprios para o consumo, e são doados à população.

O programa conta com duas modalidades. Numa o doador entrega o produto diretamente às entidades, e noutra a rede coleta e envia a armazéns onde são triados e encaminhados a entidades carentes ou comunidades.

mesabrasil-#belicosa555Além disso, a rede é cidadã e estimula o aprendizado sobre o consumo de alimentos saudáveis nas escolas, e ensina como aproveitar melhor estes alimentos com receitas, promovendo o desenvolvimento comunitário.

Os benefícios de ser um doador é que a rede está presente no país todo e ajuda a ampliar as ações de responsabilidade social corporativa, diminui os custos com o descarte de alimentos fora do padrão de comercialização, e ainda tem isenção de ICMS.

Podem ser doados, frutas, verduras, roupas, material de higiene pessoal, etc., e mais informações podem ser encontradas no site do  Mesa Brasil,  além de ajudar a alimentar trabalhadores que não alcançam o salário mínimo. Super dica, hein!







Saiba mais sobre
Comportamento Digital

Conteúdo especializado produzido por
Maria Augusta Ribeiro

Leia também



foco

O Foco Roubado

A Luta pela Concentração em Tempos de Telas

velocidade

Velocidade e o Consumo na  Era Digital

Qual o impacto da velocidade em nossa relação com a internet