Saiba porque o jovem brasileiro nao gosta de ler.
Por Maria Augusta Ribeiro
A vida moderna substituiu os livros por tecnologia. E a leitura formadora de opinião deixou de ser um habito entre os jovens. Eles nao sao ignorantes, mas nao tem habito da leitura porque é chato.
Os livros já nao ensinam mais, apenas repetem conceitos e estimulam o jovem a reproduzi-los. Nada do que foi aprendido é usado na pratica.
Antoine de Saint Exupéry, Monteiro Lobato e até J.K Rowling deixaram de ser atuais e autores que falam muito e ensinam nada são adotados para formar cidadãos.
E comum encontrar livros que falam sobre os conceitos da sustentabilidade, cidadania e tecnologia. Mas se quer ensinam como plantar uma arvore, respeitar a opção sexual de um colega ou mesmo resolver um problema técnico no tablet.
O jovem de hoje é precoce. E precisa de respostas rápidas e praticas para enfrentar problemas, se informar e consolidar pontos de vista.
Livros são substituídos por tecnologia, que com tantos atrativos visuais e sonoros o ato de aprender nao é assimilado.
Contrariando esta tese, nunca se vendeu tanto livro intato-juvenil no pais, que continua a ser lido, mas sem o devido aprendizado.
Para ensinar seu filho a gostar de ler, incentivo da família, a ajuda dos professores e o impulso dos colegas são ferramentas eficientes para estimular a leitura.
Afinal que cidadão queremos formar? Que sociedade desejamos ? Muitas perguntas podem ser respondidas com o simples incentivo a leitura e o gosto por um livro que ensina.
Porque as pessoas tem medo de se desconectar