5 Motivos para exigir que sua cidade tenha planejamento urbano e fazer parte das decisões politicas de seu pais.
Por Maria Augusta Ribeiro
Cidades preparadas antecipam o futuro. E planejar como será a cidade onde mora daqui ha 10, 20 ou 50 anos é dever do poder publico, mas quem exige é você, saiba porque.
Comunicação: Criar, desenvolver e monitorar programas que visem a melhoria da população depende de comunicação entre a sociedade e o gestor publico. Esta é a maneira mais efetiva de definir o que é prioridade para a sua cidade.
Definir para que e quando vai acontecer depende de esforço conjunto. Participe de audiências publicas, debates em comunidades de bairro e ate em reunião de condomínio estimulando mudanças para cidade que deseja.
Estratégia: Planejamento urbano adequado consegue identificar o que fazer primeiro, como usar os recursos disponíveis e estimar projetos futuros. Assim a fiscalização cidadã pode garantir o cumprimento das metas estabelecidas no plano diretor de seu município. Fique atento! E denuncie o descaso, tire fotos e envie para a mídia.
Estrutura Técnica: Desenvolver uma ação bem planejada, implica em equipe qualificada e bem remunerada. Exigir uma gestão publica impecável com profissionais que nao sejam especialistas ou nao recebam adequadamente é desastroso.
Relações Duradouras: A parceria população e poder publico é fundamental para que relações duradouras sejam estabelecidas e projetos sejam atendidos.
Antecipar problemas, minimizar riscos e planejar metas para melhoria da qualidade de vida da população se consegue com ajuda da sociedade.
Progresso: A transformação da infraestrutura de uma sociedade e o local onde vive se consegue com o uso adequado do solo, com a melhoria da economia local e com educação de qualidade.
Nada fará sentido se belas cidades nao puderem ser povoadas com cidadãos conscientes de suas responsabilidades. Evite jogar lixo na rua, dê passagem no transito e ajude a mudar a cidade onde vive. Particpe!
Porque as pessoas tem medo de se desconectar