Saiba porque polemica sobre a doença ameaça ações preventivas do ministério da saúde no pais.
Por: Maria Augusta Ribeiro
A epidemia de Ebola pode chegar ao Brasil. Isso porque a entrada de estrangeiros vindo do continente africano tem se tornado rotina.
Pedidos de asilo vindo de imigrantes do continente afetado pela doença e que entram ilegalmente no país pelos estados como Acre, Pará e Rondônia e o despreparo das autoridades de saúde publica em identificar a doença é fator de risco.
Mas afinal o que é esta doença? E qual o perigo para o Brasil?
Originaria da republica do Congo, a epidemia é classificada como gravíssima.
Transmitida pelo contato direto com o sangue, urina, saliva e suor de pessoas infectadas é super contagiosa.
Diagnostico difícil e vírus extremamente resistente, a doença permanece do corpo da pessoa ate 7 semanas apos o termino do tratamento.
Exige regras de higienes severas para quem cuida do paciente e sistemas de isolamento durante o tratamento se fazem necessárias.
Apresenta sintomas como febre, dores musculares , vômitos e hemorragias e se confunde com outras patologias podendo colocar em risco a sociedade.
Fronteiras bloqueadas, voos cancelados e exércitos do mundo inteiro se mobilizam para conter a doença que se alastra. E nem mesmo assim o Brasil é imediatista.
Mesmo o ministro da saúde afirmando que o pais esta preparado para identificar a doença. Nada é feito.
A população continua sem saber o que fazer, agentes de saúde nao foram treinados e ha pouca informação veiculada sobre o real risco dessa doença desembarcar no Brasil.
Ja ha relatos isolados de possíveis sintomas compatíveis com a doença no Acre e no Amazonas, onde a concentração de refugiados vindos do continente africano e entrando no pais sem qualquer amparo sanitário é alarmante.
O que podemos fazer? Muito pouco. Mas beber somente agua filtrada, lavar as mãos todas as vezes que entrar e sair da sua casa e ao menor sinal de febre procurar um medico é uma maneira.
Informar a população sobre a doença, treinar agentes de saúde em locais de fluxo como portos, aeroportos e rodoviárias é primordial para conter o vírus e a possibilidade do ebola se instalar no pais.
Porque as pessoas tem medo de se desconectar