Saiba porque o dia da consciência negra incentiva a desigualdade social.
Por: Maria Augusta Ribeiro
Para diminuir a desigualdade racial brasileira e celebrar o mártir Zumbi dos Palmares o feriado do dia da consciência negra é marcante em muitas capitais por sua importância cultural. Mas isso favorece toda uma nação?
Programas de cotas estudantis, cargos no senado federal e ate isenção fiscal para quem contratar afrodescendentes nao parece justa para o restante da população.
De certa forma este sistema cria outra forma de discriminação em razão da multi miscigenação encontrada no Brasil.
Por outro lado, sabemos que afrodescendentes tem menos acesso a educação de qualidade e consequentemente a cargos e salários menores que muitos.
O Brasil se orgulha por ser uma nação plural, então porque nao celebrar a consciência negra, oriental, indígena e tantas outras que compõe o pais?
Programas governamentais deveriam favorecer o mérito de tantos que mesmo sem acesso a educação de qualidade se esforçam e constroem futuros brilhantes por seu esforço, foco e engajamento.
Formas para evitar o preconceito e celebrar a nação multi miscigenada ainda é a educação de valores.
Alunos que respeitam professores, filhos que auxiliam os pais e cidadãos que exercem sua cidadania de forma correta.
Mas isso somente acontece quando gerações passadas são capazes de perpetuar moral e bons costumes através do respeito mutuo nao incentivando a discriminação de outras classes e culturas.
Porque as pessoas tem medo de se desconectar