Porque a politica de redução dos resíduos sólidos nos municípios é ineficaz?
Por: Maria Augusta Ribeiro
Mais de 70 milhões de toneladas de lixo solido é produzidos nas cidades brasileiras. Mas somente 43% delas faz o descarte desses residuo de forma ambientalmente correta.
Voce sabia que existe uma lei que obriga a fazer um plano para gestão do lixo produzido em todas as cidades? A lei 12.305/10 obriga os municípios possuírem uma plano de redução de residuo solido.
E o prazo para o cumprimento dela se encerrou em agosto e agora cidades com lixões abertos receberão multas e os preceitos a responderem por crime ambiental caso nao o fizerem.
A lei nao proíbe os lixões públicos, mas prevê que sejam desativados, isolados e tenham suas áreas recuperadas.
Medidas como drenagem pluvial, cobertura com vegetação e sistema de vigilância são algumas das ações previstas para conter a poluição das cidades.
A politica de gestão do lixo urbano foi criada para beneficiar a população, preservar o meio ambiente e garantir a saúde publica.
Mais de 1 bilhão de reais já foram gastos pra implementar o sistema de redução de resíduos sólidos e muitos municípios ja receberam o incentivo do governo federal para a sua execução.
Somos nós que produzimos o lixo, então porque não contribuir?
Educar seu filho para nao jogar lixo na rua, mesmo que nao exista lata de lixo, estimular o uso da coleta seletiva e ainda se inscrever em programa de compostagem pode ser uma alternativa e ajudar.
Vamos preservar o meio ambiente? Comece pelo lixo que produz e de uma destinação que nao seja a lata de lixo habitual.
Porque as pessoas tem medo de se desconectar