Rede comunitária de comunicação promove a inclusão digital no Pará.
Por: Maria Augusta Ribeiro
Chamada de Rede Mocoronga, o projeto que cria oportunidades para jovens ribeirinhos não abandonarem sua região e ainda se conectar com o mundo, inova pela TV, Rádio e Internet.
Resultado do trabalho do projeto Saúde e Alegria, uma organização sem fins lucrativos que promove a inclusão, saúde e educação em comunidades ribeirinhas no Pará.
Presente em mais de 100 comunidades, a Rede Mocoronga capacita, orienta e dá acesso a todo o material de TV, Rádio e Internet, alimentados por energia solar.
O programa de desenvolvimento comunitário integra outras áreas como saúde, educação e cultura. Estabelecendo uma relação diferente entre os jovens que agora podem ser protagonistas de suas histórias, dentro e fora da mata.
A moçada que faz a Rede Mocoronga é antenada, e recebe treinamento para serem repórteres, radialistas, produtores e blogueiros, responsáveis por alimentar e circular a informação. E sucesso é tamanho que artistas como Luciano Huck já passaram pela rede.
Para quem não conhece o trabalho vale a pena conferir e acessar o site do projeto Saúde e Alegria que é refecia em inclusão de ribeirinhos no Pará.
A geração de profissionais formadas pelo acesso a rede mocoronga, estabelece uma conexão diferente entre comunidade e o mundo exterior.Transformando a globalização em ferramenta publicitaria para mostrar o tamanho profissionalismo.
Este projeto deveria ser replicado em muitos outros locais, já que desenvolvem pessoas e estimulam um consciente coletivo ambiental que deseja estar conectado, mas morando perto da floresta e as margens de rios como o Tapajós.
Porque as pessoas tem medo de se desconectar