O que há de novo em aplicativos que auxiliam a vida de deficientes visuais.

Por: Maria Augusta Ribeiro

O sistema de leitura inventado no século XVIII, e que hoje é responsável pela escrita e leitura de deficientes visuais em todo o mundo, o Braille tem hoje auxílio da tecnologia. Que permite a integração de mais pessoas via comunicação pelos smartphone, tablets e notebooks.

blind-maps-braille-#belicosa55Pode parecer estranho, mas os apps são ferramentas poderosas, mesmo não recriando a sensação de relevo dada pelas protuberâncias do sistema Braille, veja alguns deles:

Braille Writer: Usa display de tela dividida que mostra o texto padrão e o de sistema Braile enquanto digita. Para o sistema braile há a ajuda do áudio, ou se pode instalar uma impressora braile.

braille-apps-#belicosa55Braille Touch: Oferece uma maneira única para escrever, transforma a tela do smartphone em 6 teclas, igual ao usado em máquinas de escrever em Braile, e proporciona a memorização do usuário, fazendo com que possa digitar palavras e formar frases. Este app também tem o auxílio do áudio.

Type in Braille: Utiliza o gesto da mão ao escrever em braile, simulando a ação e transformando-a em palavras e frases, podendo ser de forma padrão ou em Braile.

braille-#belicosa55Braille Pro: Auxilia quem deseja aprender o sistema Braile, é como se o telefone se transformasse em um tutor particular. Contém exercícios e cadência de aprendizado estabelecida pelo próprio usuário, avançando no processo de acordo com o aprendizado.

Braile Referência: ´E um aplicativo para escrever em ler em Braille, utilizando o áudio como guia.

braille-apps-#belicosa55Bard Móvel: Çontém mais de 50.000 obras de autores do mundo todo em formato Braile com áudio.

Na perda parcial da visão ou na ausência dela, outros sentidos são aguçados, e aplicativos que estimulem os sentidos facilitando a comunicação do deficiente são a vez do mercado tecnológico. Sabe de mais algum? Compartilhe aqui no Belicosa.







Saiba mais sobre
Comportamento Digital

Conteúdo especializado produzido por
Maria Augusta Ribeiro

Leia também



nomofobia

Nomofobia: A Epidemia do Medo de Ficar Desconectado

Porque as pessoas tem medo de se desconectar

cidades inteligentes

Cidades Inteligentes e Habitantes Exaustos

A Dicotomia Entre Conexão e Saúde