A internet mudou a forma de como, quando e onde consumimos. Hoje compartilhar nossa experiência de consumo, engajando um mercado que se prepara para um futuro próximo onde o negocio é consumir através de dados.
O que tem em comum a Unilever, Starbucks, Amazon e Netflix? A primeira vista, nada. A Unilever e Starbucks tem políticas enraizadas no sec. XIX e a Amazon e Netflix são impensáveis sem a internet.
E se te dissesse que essas gigantes tem tudo em comum? Todas estão atendendo às exigências de seus consumidores melhor que seus concorrentes. Isso porque utilizam a netnografia como ferramenta de visão estratégica ontem, hoje e amanhã.
A netnografia é a técnica de pesquisa qualitativa e interpretativa que estuda o fenômeno de sociabilização das pessoas na internet. Ela ajuda o mercado a ter uma compreensão sobre o que determina uma compra ou não, observando o comportamento do cliente digitalizado.
Estas empresas estão pensado como eu e você vamos consumir produtos e serviços no importa se isso acontecerá amanha ou daqui a 50 anos. Mas, como isso é possível? Estão escutando tudo o que a gente diz em ambiente virtual através de nossos dados.
Desenvolver uma melhor compressão do que o cliente deseja é necessidade e não uma inovação. Para isso empresas das pequenas as gigantes realizam pesquisas contínuas quantitativas e qualitativas para prever o futuro das compras.
Embora exista uma variedade enorme de recursos de análise de marketing, a netnografia acumula, além da ferramenta de mineração de dados o expertise real de profissionais que conseguem nos ler e entender que, para consumir, podemos não ser o público alvo.
Não é porque você compra fralda para seu filho ou ração para o seu cão que você é o publico alvo, mas certamente estará inserido dentro de um contexto que, para estimular a compra, as empresas precisam da sua atenção.
Diferentes comunidades representam diferentes tribos de consumidores, mas que compartilham paixões em comum. E isso tem mais a ver com a revelação de necessidades de consumo não descobertas do que com público alvo.
Empresas que utilizam a netnografia como estratégia estão conseguindo suprir a necessidade fundamental do consumidor através do comportamento e gerar novas e melhores experiências de consumo.
E na busca pelo cliente fidelizado vale tudo. Tem empresa atuante somente no digital, tem marca que continua no real e tem aquelas que geram experiências mistas combinando tecnologia em ambiente real.
Um do principais benefícios da netnografia é justamente saber onde surfar e que expectativa criar. Assim a capacidade que o método e seus pesquisadores têm em acessar e minerar informações imparciais de usuários engajados se tem dados valiosos sobre como resolver o problema do seu cliente e estimular outros mercados.
Se pudesse incentivar o mercado, recomendaria às empresas, marcas e profissionais liberais que contratassem netnografistas para entender seus mercados. E, antes que me diga que tem um monte de ferramentas digitais fazendo essa coleta de dados, é bom lembrar que um profissional especializado em netnografia vai além de uma pesquisa qualitativa; ele vai ajudar a interpretar seus dados, evoluindo com a experiência que ele carrega.
De acordo com dados da ONU, em 2050 precisaremos de 60% mais comida, 50% mais energia e 40% mais água para abastecer o mundo. Mas, que tipo de comida, como essa energia será produzida, ou onde colocaremos água, é uma tarefa para os especialistas que pesquisam o mercado de forma contínua.
Não há dúvida de que a internet mudou a forma de fazermos compras. E é necessário que o mercado esteja estudando o presente para determinar o futuro das compras, ouvindo seus clientes através de ambientes que consigam combinar humanos e maquinas no mesmo espaço.
Por: Maria Augusta Ribeiro. Especialista em Netnografia e comportamento digital
https://belicosa.com.br/netnografia-na-melhoria-da-produtividade-e-na-reducao-de-custos/
https://www.youtube.com/watch?v=-urbzy6nkzM
Porque as pessoas tem medo de se desconectar