Não é de hoje que netnografia vem sendo utilizada como estratégia para a geração de insights no mercado. E seus esforços estão alinhados a uma pratica atual de grandes marcas na inclusão do consumidor ao criar novos produtos.

Mas o que é Cocriação?

E netnografia?

A Cocriação é  uma iniciativa de gestão, ou forma de estratégia econômica, que reúne diferentes partes (por exemplo, uma empresa e um grupo de clientes), a fim de produzir conjuntamente um resultado mutuamente valorizado.

netnografiaJá a netnografia é o método que estuda o comportamento do consumidor na internet, observando esses clientes e fãs identificando dados extraídos de ambiente digitais como as redes sociais.

O casamento da Cocriação com a netnografia acontece quando se emprega a netnografia para enxergar os reflexos culturais das pessoas em ambiente digital e se direciona esforços transparentes para se criar algo de valor.

starbucksEmpresas como a coca cola utilizam a netnografia para entender que musica os clientes desejam ao consumir uma coca cola zero.

A Starbucks usa a netnografia para ouvir as ideias de seus clientes e oferecer sabores mais atrativos de seus cafés.

A Ikea faz grupos de discussão sobre novos produtos pra empreendedores, A DHL tem centros de inovação que experimentam as dicas dos clientes em novas maneiras de se fazer uma entrega.

A Lego tem desde 2004 tem votações online das melhores ideias para o uso de seus cubos, desde simples entretenimento ate uso em arte, educação e arquitetura.

BMW

A BMW e a Heineken têm centros de Cocriação entre seus fãs a fim de produzir espaços onde seus produtos possam ser melhor experimentados. Afinal não é todo mundo que pode ter um carro de luxo, mas todos podem se tornar fãs da marca e consumidor peças de vestuário ou ter um copo estampado a marca.

É criando comunidades e conexão social que se observa os insights para a geração de produtos de valor.

Lembre-se mais bacana do que “criar algo para alguém é criar algo com alguém” e as empresas estão justamente de olho nesse alguém para criar novos bens de consumo e a netnografia  é aliada para orientar o mercado.

 

Por: Maria Augusta Ribeiro Especialista em Netnografia e Comportamento Digital –  Belicosa.com.br

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