O ambiente digital proporciona maior informação, escolhas mais rápidas e relacionamentos mais conectados e quem garante que pesquisas e estudos funcionam na pratica é a tal da netnografia.
De nome engraçado e eficiência comprovada este método de analise mercadológica se utiliza de informações disponíveis publicamente em ambiente digital para compreender melhor as necessidades do consumidor.
Leia tambem: Como praticar a netnografia
Pode parecer distante, mas as empresas, marcas e profissionais liberais utilizam da netnografia para entender seu publico alvo, reposicionar empresas e influenciar suas escolhas na internet.
Neste momento tem uma empresa se utilizando dessa metodologia para analisar o seu comportamento online e em seguida já te sugerir um produto ou serviço para consumir.
Já observou como recebe e-mails marketing de empresas que nunca visitou? Ou mesmo quando acessa sua rede social já disparam um produto ou serviço relevante para você? Isso é devido a um monitoramento e analise através da netnografia.
Apesar de muito utilizada a netnografia é mais complexa do que analise de dados, é a compreensão do comportamento humano e suas escolhas como visão de futuro.
É através de influencias externas que muitos fazem indicações de produtos e serviços que consumimos. Ou vai dizer que nunca pediu uma indicação de pedreiro, farmácia ou delivery pelo whatsapp?
Vale a pena observar seu comportamento e quem mais influencia seu consumo, certamente a netnografia estará presente para estudar, analisar e compreender o porque do nosso consumo no universo digital.
Lembre-se que gerações como a x, y e z representam as maiores forças de trabalho no mundo e determinam como, quando e onde iremos consumir, é aí que a netnografia bem formatada nos indica rumos para estarmos sempre atualizados.
http://www.institutophd.com.br/blog/o-que-e-netnografia-entendendo-o-publico-virtual/
Porque as pessoas tem medo de se desconectar