Por Maria Augusta Ribeiro
Lembradas com mais entusiasmo pelos candidatos na época de campanhas políticas, as associações de moradores desempenham um papel muito importante na sociedade de modo geral e não seria diferente em nossa capital.

Responsáveis por reivindicar e debater problemas para determinadas comunidades, asseguram o direito a cidadania coletiva. Muitas vezes este direito é usado apenas como cabos eleitorais que se iludem e são iludidos por candidatos que visualizam números ao invés de militantes partidários.

O movimento comunitário em Cuiabá tem uma presença marcante e vem aumentado significativamente ao longo dos anos com o nascimento de novos bairros e assentamentos. A associação de moradores está inserida na administração pública cuiabana, tem contribuído para avanços na infraestrutura e muitas vezes, são vozes ativas em grande parte do governo.

Campanhas e eleições não são assuntos somente em ano eleitoral para as associações de bairro, elas também são estruturas organizadas que exigem eleições para a escolha de uma presidência que passará a exercer uma cidadania coletiva, obtendo resultados significativos para aquela comunidade.

Criação de projetos para a melhoria de infraestrutura, segurança e transporte das comunidades mais carentes são assuntos que permeiam o universo destas associações, que passam a ter um respaldo maior da sociedade cuiabana, uma vez que o atual quadro de abandono vivido por estas comunidades faz com que muitos ex- presidentes de associações de bairros sejam os políticos de hoje.

E afinal, o que uma associação de bairro pode fazer por Cuiabá? A resposta é simples, melhoria da qualidade de vida da população, pois o menor esforço que uma associação faça em prol de um bairro, já ajudou a melhorar nossa cidade.

Compartilhe:






Saiba mais sobre
Comportamento Digital

Conteúdo especializado produzido por
Maria Augusta Ribeiro

Leia também



#netnografia

Pai, você presta atenção ao tempo de tela do seu filho?

Porque o pai é o responsável pela tecnologia absorvidas pelas crianças em casa

netnografia

Belicosa: A força da Netnografia no Séc. XXI

Saiba quais as vantagens dessa pesquisa que busca ouvir o consumidor online

#maturidadedigital #telanamao #criancasetelas #maturidade #belicosa

Seu filho tem maturidade para ter uma tela na mão?

Saiba porque crianças menores de 10 anos não tem maturidade necessária para administrar o