Por: Maria Augusta Ribeiro

Se irrita quando esta falando com alguém que esta com os olhos colados ao smartphone? Seu filho parece nao prestar atenção quando briga com ele? Seu colega de trabalho fala com você enquanto faz outra atividade ao mesmo tempo? Isso pode ser uma indicação que a pessoa com quem fala tem atenção flutuante.

atençao-Flutuante,#Belicosa55Antes uma característica ruim, hoje a aptidão de concentrar a capacidade mental em torno de varias atividades ao mesmo sem esboçar reação é qualidade.

De acordo com o pai da psicanálise, Freud, a atenção flutuante é a contramão do aprendizado concentrado. Porem com o uso da internet em todas as áreas o que antes era ruim passou a ser bom.

Padrão-GERALblog3Principalmente nos jovens este tipo de atenção merece abordagem diferente para surtir resultados ou será descartado pelo cérebro rapidamente.

Hoje há necessidade de utilizar narrativas diferentes para atingir o espectador que estará atento ao que fala, mas poderá estar ouvindo musica e cozinhando ao mesmo tempo.

img_5187Basicamente, para fazer com que alguém com atenção flutuante preste atenção em você, devera ter abordagem diferente, nao se importar se os olhos estão fixo a que diz e tão pouco ser repetitivo.

Esta característica comportamental dos dias de hoje, faz com que consigamos maior adesão e ao mesmo tempo solidão de uma geração mais conectada e exigente ao demandar um novo formato para aprender.

mmw_foreignlanguage0406Uma boa dose de paciência, respiração e falar mais pausadamente podem ajudar. Porem ao fim da mensagem certifique-se de que foi ouvido com palavras de ordem, como: Entendeu?

Busque novos formatos de conversação, utilize a tecnologia a seu favor e certifique-se sempre que o ouvinte entendeu sua mensagem. Assim conseguira atenção e um resultado surpreendente num novo formato para ensinar e aprender.







Saiba mais sobre
Comportamento Digital

Conteúdo especializado produzido por
Maria Augusta Ribeiro

Leia também



nomofobia

Nomofobia: A Epidemia do Medo de Ficar Desconectado

Porque as pessoas tem medo de se desconectar

cidades inteligentes

Cidades Inteligentes e Habitantes Exaustos

A Dicotomia Entre Conexão e Saúde