Inventada por Robert Kozinets, a Netnografia é uma pesquisa de mercado super adaptativa. Mas, pelo fato de avaliar as comunidades que formamos quando estamos conectadas muitas empresas se perguntam que força a netnografia tem no seculo XXI?

Mais rápida, mais barata, e que se adapta melhor à velocidade das interações dos consumidores em ambiente digital e principalmente nas redes sociais digitais, a Netnografia tem proveitos ainda maiores.

Além de utilizar métodos multicanais para estudar o comportamento do consumidor, a Netnografia é uma ferramenta que causa pouca fricção. Mas o que isso quer dizer?

Que o pesquisador causa pouca interrupção nas comunidades avaliadas e isso estimula interações mais sinceras.

Benefícios:

 

Com interações mais naturais e a observação do comportamento, a netnografia entende que a opinião e sentimentos do consumidor importam. E isso ajuda a contextualizar empresas para a tomada de decisão. Bem como ajudam as marcas a se posicionarem de forma estratégica, já que o objetivo é entender para atender.

A geração de insights dessa pesquisa pode ainda medir a temperatura das organizações, engajar marcas e criar oportunidades de negócios.

Um exemplo disso é o desodorante Invisible Dry da Nivea: foi prestando atenção aos desejos dos consumidores nas redes sociais que fizeram um produto que atendesse à demanda, e sem concorrentes por um bom tempo.

 

Outro benefício matador da Netnografia é a possibilidade de cocriação. O público se sente prestigiado quando ajuda a criar algo que, de novo, atenda aos desejos de consumo.

Se pensarmos que somente calçando o sapato do outro seremos capazes de enxergar suas dores, ter um método que enxergue suas dores e ajude as empresas a buscar soluções para uma sociedade conectada, aí esta a força da netnografia.

 

Por: Maria Augusta Ribeiro Especialista em Netnografia e Comportamento Digital –  Belicosa.com.br

O que é Netnografia ?

Compartilhe:






Saiba mais sobre
Comportamento Digital

Conteúdo especializado produzido por
Maria Augusta Ribeiro

Leia também



netnografia

3 Dicas de Netnografia para negócios

Como entender o comportamento do consumidor digitalizado com ajuda da netnografia

desconecte-se

Desconecte-se. Sua Saúde Mental agradece

Saiba como fazer um detox digital e melhorar sua saúde mental se desconectando das telas

netnografia

Netnografia: Saiba Quando e como usar

Saiba como a netnografia pode ajudar sua empresa a segmentar clientes na internet