Carente de segurança pública, cidadãos usam práticas saudáveis para se protegerem de furtos e roubos.
Por Maria Augusta Ribeiro
Uma avalanche de roubos, furtos e violência generalizada assola o país, que prefere investir no futebol, ao invés de garantir a qualidade dos serviços públicos prestados à população. E, na falta de segurança pública, o cidadão multiplica dicas para evitar ser lesado, aprenda aqui alguma delas.
Com o aumento das fraudes no Brasil, somente nos meses de janeiro e fevereiro se registraram 186 mil tentativas de uso indevido de cartão de crédito, e tirar xerox deles e de seus documentos pessoais e guardá-los em local seguro é a primeira atitude para garantir segurança.
Informar à operadora de cartão de crédito ou débito, porteiro do prédio, e seu vizinho, de sua viagem, pode alertá-los quando alguém desejar furtar sua casa ou clonar seu cartão contando com a ajuda deles para proteger seus bens.
Evite estacionar em local ermo, sem iluminação, e deixar objetos dentro do carro. Certifique-se ao sair e entrar que não ha ninguém por perto, e conversar com amigos de porta aberta ou demorar demais para entrar no carro é vacilo.
Festivais, baladas e ate festinha intima, a regra é apenas um cartão, pouco dinheiro e celular protegido. De preferencia bolsas fechadas e carteiras no bolso da frente caso contrario pode perder mais do que uma simples peça do guarda roupas.
Aos pais e mães de plantão, os limites evitam problemas, e alguns ambientes não são adequados aos seus filhos; assim não os deixem ir. Se comunicar por celular e estabelecer um horário para avisar que chagaram da noitada não custa, e deixa família despreocupada. Isso não é monitoramento, e sim segurança afetiva.
Desconfie de abordagens em aeroportos, locais de muita passagem ou pelo telefone de pesquisas que precisam saber seu CPF ou seu endereço. Isso também é valido para cadastros via internet, nao forneça este tipo de informação.
E lembre-se: a qualquer furto ou roubo, dê queixa, é chato, mas quem sabe se recupera o que foi levado. Assim, em país sem segurança pública de qualidade, cidadão esperto e com hábito saudável evita ser lesado, certo?
Porque as pessoas tem medo de se desconectar