Civismo ou Cinismo ?


Na contra mão do civismo, atitudes pouco cidadãs são permitidas. Voce sabe o que fazer para não ser um cínico?

Por Maria Augusta Ribeiro

Respeito aos valores, as instituições e a pratica política são atitudes civistas. Desrespeitar leis, deturpar convenções e burlar sistemas são ações de cinismo. Então porque cada vez mais os maus exemplos são tomados como corretos?

civismo-cao-#belicosa555Poderia culpar o sistema educacional ruim do pais. Mas os cínicos que se dizem cidadãos estão por toda a parte, fazem dos próprios maus hábitos exemplos a serem seguidos.

Utiliza a vaga de deficiente para estacionar seu carro? Parabéns você é um cínico. Porque sabe que sua atitude é errada e mesmo assim o faz.

Como desejar que o Brasil seja menos corrupto, se o próprio cidadão induz o mal exemplo? Com a consciência de que direitos tem, mas deveres também.

Por mais obvio que pareça ser cívico, parece coisa do passado. Onde existia educação de qualidade, respeito aos mais velhos e gentilezas.

bandeira-#belicosa555E como pode ser cívico em vez de cínico? Que tal nao estacionar seu carro em vaga de deficiente? Ou limpar o que seu cão deixou nas ruas? Que tal abrir a porta para alguém passar? Ou mesmo respeitar quando o professor em sala de aula?

Atitudes simples fazem do pais da copa um lugar melhor para se viver e um exemplo a seguir, faça a sua parte, nao seja cínico.

Compartilhe!

Previous Sabotando as Manifestações
Next Marco Civil – Um Direito Digital

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *