5 razoes para adotar uma criança maior de 3 anos.

Por Maria Augusta Ribeiro

Mais de 70% das famílias cadastradas no programa de adoção, nao aceitam adotar crianças maiores de 3 anos. E milhares de crianças e adolescentes esperam em abrigos pela difícil adoção. Aqui 5 razoes para fazer uma adoção tardia.

adotar-#belicosa555Informação: A adoção tardia é uma escolha emocional e nao é fácil. Livros, filmes e grupos de apoio são uma boa opção para pesquisar e vivenciar o universo que aguarda estes novos pais.

Uma Família:  Toda criança e adolescente merece ter uma família para chamar de sua. Instituições e cuidadores por melhores que sejam, nao conseguem estabelecer vínculos duradouros, personalizados e que incentivem o desenvolvimento pessoal.

Muito Esforço: Ser pai e mãe tardios ira exigir esforço conjunto da família, seja ela homo ou heterossexual. A criança que esperou o tão sonhado lar, ira testar a família para saber se pode confiar nela, se ali estará seguro e acima de tudo se é amado pelo que é.

adotar-#belicosa555Problema Genético:  Pais biológicos que escolheram caminhos errados e rejeitaram seus filhos, carregam experiências ruins. Cor da pele, formato dos olhos ou qualquer outra genética nao são responsáveis por estas escolhas.

Assim dizer que na adoção tardia uma criança nao ira se adaptar a nova família por sua genética é ignorância. Pais adotivos deverão estar dispostos a oferecer um universo de boas experiências.

Adaptação: Voce não é minha mae! Me leva de volta para o abrigo!  Nao quero você de pai! Podem ser testes impostos por crianças que sofreram rejeição e irão questionar se realmente aquela nova família é a deles.

ADOÇÃO-#belicosa555Adaptar é preciso e são os pais adotivos que precisam de uma dose extra de carinho e paciência. E como conquistar o seu grande amor pela primeira vez, como tal exigira sim prova de amor e comprovações.

Na alegria e na Tristeza: A adoção tardia é como casamento, na alegria e na tristeza, mas sempre juntos. Ser adotado nao deve ser fácil, tente se colocar no lugar deles. O processo todo pode gerar medo e insegurança..

Conversar, explicar e ensinar uma criança que passara de adotivo a simplesmente seu filho nao sera trabalho fácil mas totalmente recompensado com o brilho no olhar de alguém que estabelece um vinculo de amor inabalável.

Superar problemas, necessita de esforços conjuntos para o desenvolvimento. Assim irmãos, tios e toda a família são bem vindos para ajudar.

Adotar uma criança maior de 3 anos ou um adolescentes é mais que contribuir para o desenvolvimento humano. E assumir a responsabilidade de consertar a vida de alguém que foi rejeitada injustamente, que hoje atende por filho(a).

Compartilhe:






Saiba mais sobre
Comportamento Digital

Conteúdo especializado produzido por
Maria Augusta Ribeiro

Leia também



telas

Será que sou dependente das telas?

Saiba porque a tecnologia esta criando gerações dependentes das telas

jogos online

Jogos online: vilão ou mocinho?

A exposição aos jogos online está oferecendo mais riscos do que benefícios?

netnografia

Netnografia: 3 Formas de analisar o comportamento do consumidor

Metodo de pesquisa digital vai ajudar o empreendedor a entender o consumidor -netnografia