Como criar o habito cidadão de incentivo a doação?
Por Maria Augusta Ribeiro
Cerca de 5 bilhões de reais são doados todos os anos a projetos sociais, organizações sem fins lucrativos, o que é pouco. Na contramão desde numero a pouca credibilidade de instituições, projetos duvidosos e corrupção inibem a adesão do cidadão.
E como estimular esta cultura de doação? Com educação de hábitos. A ação em prol de um carente, um desconhecido ou um projeto que julga bacana ja é um grande exemplo disso.
Doação de sangue, alimentos e agasalhos são atitudes simples mas transformadoras na vida de alguém. A ideia pode ser simples, mas o objetivo de ajudar o próximo é sempre maior.
Doar um pouco do seu tempo para ler em asilo da terceira idade, brincar com crianças em orfanatos e incentivar seus filhos a fazer o mesmo é uma boa alternativa.
Organizar sopão, entrega de alimentos nao perecíveis e jantares beneficentes engaja mais gente a fazer o bem também. Estimular escolas, associações de bairro e igrejas fazerem eventos beneficentes pode garantir doações financeiras e físicas.
Agora se nao sente segurança em nenhuma das alternativas anteriores ja pensou em custear os estudos de um amigo, da sua domestica ou qualquer pessoas carente que deseja estudar? Além de se sentir bem vai transformar a vida de uma pessoa. Fica a Dica!
Porque as pessoas tem medo de se desconectar