Dicas para a inclusão e participação da sociedade no novo ambiente escolar.
Por: Maria Augusta Ribeiro
Falta de infra-estrutura, pouca qualidade na merenda escolar e professores despreparados não é mais desculpa para a pouca inclusão da sociedade no cenário escolar.
Crianças e jovens desejam ensino de qualidade. E vêm contribuindo para que o ambiente ruim seja compensando pela participação ativa de pais, alunos e comunidade local.
A instituição escolar passou de estrutura rígida que proporciona um ensino defasado, a ferramenta de inclusão social. Como? Transformando o aluno em sujeito ativo.
É ele quem escolhe como quer sua escola. Ruim ou estimulante? Envolvem os pais, incentivam financiamentos coletivos, e se engajam para fazer o dever de casa que o Estado não fez.
Mutirões para a limpeza e conservação da escola são realizados com ajuda da comunidade local. Engajamento digital incentiva doações de materiais para incrementar o ensino. Conselhos de pais e alunos debatem problemas e acham respostas.
Agora a gestão democrática dessas escolas, que acabam servindo de modelo para outras, consegue construir novas relações buscando dialogo, compromisso e sentido coletivo com quem frequenta o ambiente escolar.
Deseja uma escola melhor para o seu filho? Quer trabalhar num ambiente profissional melhor? Deseja um ensino estimulante? Se envolva a educação somente ira mudar quando você for ferramenta para a transformação que deseja.
Participe! Educação somos todos nós.
Porque as pessoas tem medo de se desconectar