Por que a conscientização sobre a democracia em ambiente escolar é a chave para o futuro.
Por: Maria Augusta Ribeiro
O regime de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está nas mãos do cidadão, a democracia. Essa é a chave para o futuro.
Mas como aprender sobre democracia, se o sistema de ensino não ajuda? Mesmo com a precariedade do ensino, é possível explicar e aplicar a atitude democrática em todos.
Seja em qualquer nível de aprendizado pode-se ensinar o conceito de forma simples.
Exemplo disso é a votação em casa para saber se irão ou não usar o dinheiro para comprar uma TV nova.
O processo de ensino da democracia na escola desempenha um papel fundamental no exercício da educação, compartilhando informações úteis, valores e uso prático, além de ajudar na cooperação entre os alunos, promover grêmios estudantis e estimular uma carreira.
Criar um ambiente favorável e estimular o aprendizado da democracia pode despertar o interesse de muitos em exercer um cargo político e mudar o país num futuro próximo.
As sociedades que praticam os valores democráticos são tolerantes, exercitam a cooperação mútua, e tem comprometimento na realização de algo em favor de um grupo ou nação.
Todo dia 25 de outubro se comemora o dia da democracia, e neste ano, por que não estimular o ensino, promover a inclusão do cidadão como agente democrático e ainda mudar o que é ruim no país. Afinal, a democracia começa em casa e se aprende na escola.
Porque as pessoas tem medo de se desconectar