Porque castrar seu cão ou gato é caso de saúde publica.
Por Maria Augusta Ribeiro
De acordo com a American Human Association um casal de cães de rua, com 2 crias por ano e que tenha de 2 a 8 filhotes por ninhada, no fim de 10 anos eles e seus descendentes terão gerado mais de 80 mil animais.
Casos de proliferação de doenças que vão do carrapato as mais contagiosas são alarmantes para os pets dentro de casa e para a população. E a solução para este problema é a castração animal.
Muitos tem preconceitos e acreditam em mitos que desestimulam a iniciativa de castrar um cão ou gato de estimação. Aqui derrubamos 8 preconceitos sobre a castração e listamos seus benefícios.
Não. A castração é um procedimento cirúrgico rápido, realizado com anestesia geral e apos a cirurgia são ministrados medicamentos para evitar dor ou inflamações. Nesse processo o animal não é machucado ou mutilado, o que ocorre é que como sai do seu ambiente diário pode ficar incomodado ou estressado.
Nas femeas ha a retirada do útero, trompas e ovários. Nos machos se retiram os testículos. Tudo feito com anestesia em procedimento cirúrgico e com veterinário de confiança.
Não. Cães e gatos não acasalam por prazer e sim por instinto de perpetuação da espécie.
Não. Cadelas e gatas não tem poder de decisão quanto a ser mães ou não. Elas acasalam para perpetuar a espécie e somente quando entram no período do cio. Quando tem seus filhotes cuidam deles somente nos 3 primeiros meses, caso permanecem juntos quando adultos irão acasalar sem importar se são mães e filhos ou pais e filhas.
Não. O procedimento de castrar retira os testículos do animal e não interfere no comportamento da raça ou seu instinto de guarda. Saiba que os cães utilizados pela policia, resgate e esquadrão anti bombas são castrados e nem por isso perdem suas funções.
Não. O que ocorre com a castração é a desaceleração do metabolismo podendo o abrir o apetite do animal. Mas com alimentação balanceada e exercícios, vida normal.
Não. Hoje ha planos de saúde que cobrem castrações, clinica veterinárias que facilitam o pagamento e ate mutirões de organizações associadas e profissionais qualificados que realizam a preços populares. Se calcular o preço dos gastos com alimentação, vacinas e cuidados de um ninhada indesejada certamente uma castração é mais barata.
Não. Uma cadela ou gata não ficara com problemas psicológicos porque não foi mãe. O que se recomenda é que o animal seja vacinado antes de ocorrer a castração.
Os benefícios de um animal castrado são muitos: Eles ficam mais bonitos e encorpados, mais dóceis, não marcam território com frequência (fazer xixi pela casa) e ficam menos fujões.
Porque as pessoas tem medo de se desconectar