Derrubando os Preconceitos sobre a Castração Animal


Porque castrar seu cão ou gato é caso de saúde publica.

Por Maria Augusta Ribeiro

De acordo com a American Human Association um casal de cães de rua, com 2 crias por ano e que tenha de 2 a 8 filhotes por ninhada, no fim de 10 anos eles e seus descendentes terão gerado mais de 80 mil animais.

Casos de proliferação de doenças que vão do carrapato as mais contagiosas são alarmantes para os pets dentro de casa e para a população. E a solução para este problema é a castração animal.

FMVZ-novas-vagas-castração-cachorro-b-16-08-12Muitos tem preconceitos e acreditam em mitos que desestimulam a iniciativa de castrar um cão ou gato de estimação. Aqui derrubamos 8 preconceitos sobre a castração e listamos seus benefícios.

  1. Os animais sofrem mutilação na castração?

Não. A castração é um procedimento cirúrgico rápido, realizado com anestesia geral e apos a cirurgia são ministrados medicamentos para evitar dor ou inflamações. Nesse processo o animal não é machucado ou mutilado, o que ocorre é que como sai do seu ambiente diário pode ficar incomodado ou estressado.

Castraçao-cao-#belicosa55

  1. Como funciona a castração?

Nas femeas ha a retirada do útero, trompas e ovários. Nos machos se retiram os testículos. Tudo feito com anestesia em procedimento cirúrgico e com veterinário de confiança.

  1. A castração Tira a masculinidade do macho?

Não. Cães e gatos não acasalam por prazer e sim por instinto de perpetuação da espécie.

Castraçao-cao-#belicosa55

  1. A femea precisa ser mãe?

Não. Cadelas e gatas não tem poder de decisão quanto a ser mães ou não. Elas acasalam para perpetuar a espécie e somente quando entram no período do cio. Quando tem seus filhotes cuidam deles somente nos 3 primeiros meses, caso permanecem juntos quando adultos irão acasalar sem importar se são mães e filhos ou pais e filhas.

  1. Se o cão de guarda for castrado não servira para segurança?

Não. O procedimento de castrar retira os testículos do animal e não interfere no comportamento da raça ou seu instinto de guarda. Saiba que os cães utilizados pela policia, resgate e esquadrão anti bombas são castrados e nem por isso perdem suas funções.

Castraçao-cao-#belicosa55

  1. Animais castrados ficam Obesos?

Não. O que ocorre com a castração é a desaceleração do metabolismo podendo o abrir o apetite do animal. Mas com alimentação balanceada e exercícios, vida normal.

  1. Os custos da castração são altos e não compensam?

Não. Hoje ha planos de saúde que cobrem castrações, clinica veterinárias que facilitam o pagamento e ate mutirões de organizações associadas e profissionais qualificados que realizam a preços populares. Se calcular o preço dos gastos com alimentação, vacinas e cuidados de um ninhada indesejada certamente uma castração é mais barata.

geracoes

  1. Deve-se castrar as femeas somente apos a primeira gestação?

Não. Uma cadela ou gata não ficara com problemas psicológicos porque não foi mãe. O que se recomenda é que o animal seja vacinado antes de ocorrer a castração.

Os benefícios de um animal castrado são muitos: Eles ficam mais bonitos e encorpados, mais dóceis, não marcam território com frequência (fazer xixi pela casa) e ficam menos fujões.

Diga sim a castração animal!castracao-de-gatos-#belicosa55

Compartilhe!

Previous Adote um Idoso
Next Ser pai é educar

38 Comments

  1. 6 de agosto de 2015
    Responder

    Olá Maria Augusta , bom dia !

    Você publica umas matérias sensacionais , essa da castração de animais é uma delas . Qta gente não sabe como funciona , como fazer e onde fazer a castração de seus pets
    Eu particularmente não gosto de animais em casa , sou defensor dos animais soltos na natureza e tbm não sou a favor do excesso de carinho com eles , acho que os animais trazem alegria sim mas sem exageros e que a castração é necessário .
    Parabéns por todas as matérias que vc publica , nos ensina muito !
    Forte abraço

    @rob_vsouza

    Roberto Veiga

    • Maria Augusta
      9 de agosto de 2015
      Responder

      Obrigada pelo carinho e saiba que a belicosa é feito com dedicação para levar informação cheia de opinião ate leitores como vc.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *