A tecnologia é grande aliada para economizar água em casa, quando o assunto for desperdício no chuveiro.
Por Maria Augusta Ribeiro
Racionamento e falta de água favorecem o aparecimento de aplicativos para sistemas os smartphones no combate ao desperdício e pela economia sustentável. Conheça alguns deles disponíveis para sistemas IOS e Android.
plastic_blue_#belicosa55

  1. Banho Rápido

O Banho Rápido demonstra quantos litros de água você está desperdiçando. Basta configurar suas atividades no banho, como lavar o cabelo, se ensaboar e etc. Apos o cadastro ele mostra um cronômetro com um tempo para cada ação sua ao utilizar agua e a atividade ainda tem o auxílio de comandos por voz para nao correr o risco de molhar o telefone.

  1. Fake Shower

O chuveiro virtual, com som e tudo, dá uma ideia de quantos litros de água você utiliza no banho, pia e etc. Nele voce personaliza detalhes, como o nível de água que você costuma utilizar na torneira ou no banho. O recurso indica ainda quantos litros estão sendo gastos naquela ação e ao finalizar, é exibido um gráfico com a economia total, comparando com caminhões-pipa ou baldes de água o que foi gasto ou economizado.
agua-#belicosa55

  1. Sai Desse Banho

Esse app é um desafio no quesito economia de água no banho, e propõe a reduçao  do tempo da chuveirada. Um cronômetro contabiliza o tempo gasto e acompanha todos os “banhos” cadastrados, podendo apresentar um histórico de economia de tempo e de água. Este é interessante para envolver os pequenos que ja possuem smartphones estimulando o consumo consciente desde a infância.
chuveiro-#Belicosa55

  1. Da Sua Conta

Serve para ter controle melhor sobre o hidrômetro. Este aplicativo faz um cálculo do consumo diário e oferece uma meta. Há várias personalizações de interface para casa, edifício ou comércio que podem gerar economia e menos desperdício, apenas com mudanças na rotina.  O aplicativo ainda pode envolver o seu condomínio para que todos estejam ligados no consumo coletivo de agua combatendo o desperdício.

  1. Nossa Água – Meu Bolso em Dia

O Instituto Akatu e a Federação Brasileira de Bancos são responsáveis pelo desenvolvimento deste app, que orienta as pessoas em relação ao consumo consciente de água. Há informações sobre redução de consumo, sobre vazamentos, e ainda faz um teste para saber como economizar mais.
Todos os aplicativos são gratuitos e vale a pena compartilhar a ideia com os vizinhos, amigos, e envolver a criançada cheia de smartphones por aí a participar e a consumir a agua de forma consciente e sustentável.#belicosa55

Compartilhe:






Saiba mais sobre
Comportamento Digital

Conteúdo especializado produzido por
Maria Augusta Ribeiro

Leia também



aulas online

AULAS ONLINE: A realidade que não ensina mais.

Porque as telas não auxiliam o aprendizado nas aulas online

netnografia

Netnografia: Mapeando os hábitos do consumidor on-line

Método que mistura pesquisa de mercado com internet está ajudando empresas a posicionarem

BBS

BBS Você sabe o que é isso?

BBS: Bebês, Babás e Smartphones. Tudo o que precisa saber sobre as telas