Cultura do educar para transformar é tema recorrente na área da educação.

Por Maria Augusta Ribeiro

educacao_qualidade-#belicosa555educacao_qualidade-#belicosa555educacao_qualidade-#belicosa555educa-#belicosa555Educa o que? De nome comprido, mas cheio de propriedade, o Educacionismo é um termo que expressa a concepção de educar como uma forma de transformação social, e é amplamente debatido na área educacional.

A função do Educacionismo vai além de apenas ensinar o beabá nas escolas, mas acredita-se que a educação começa em casa com conceitos sólidos, tais como respeito, integridade e ética, e somente depois a escola proporcione ambiente para o desenvolvimento do cidadão.

O termo educacional também expressa a educação como forma de entender o mundo, avaliar escolhas e promover o ser humano.

E para que isso serve? Como pode ser utilizado nas escolas? No Brasil, mesmo com uma estrutura educacional ultrapassada, escolas sucateadas e pouco investimento na formação digna de professores, o Educacionismo consegue romper essas barreiras e formar muito cidadão bacana por ai.

tablets-in-the-classroom-#belicosa555A cultura educacionista serve para o desenvolvimento do aluno, sendo que a educacão é liberta de faixa etária, cor da pele ou posições políticas, de forma que quem deseja aprender tenha portas abertas.

E para isso acontecer dois ambientes são imprescindíveis: a formação familiar com conceitos sólidos e o ambiente educacional. O professor passa de profissional a mestre, educando de forma a contribuir com a melhoria econômica e social daquele aluno.

 Educacionismo é isso, é a valorização do aprendizado, construindo embasamentos sólidos, educando de maneira adequada, e estimulando a criatividade dos bons cidadãos de amanhã.







Saiba mais sobre
Comportamento Digital

Conteúdo especializado produzido por
Maria Augusta Ribeiro

Leia também



nomofobia

Nomofobia: A Epidemia do Medo de Ficar Desconectado

Porque as pessoas tem medo de se desconectar

cidades inteligentes

Cidades Inteligentes e Habitantes Exaustos

A Dicotomia Entre Conexão e Saúde