Por: Maria Augusta Ribeiro.

Há milhares de anos utilizamos a troca de produtos ou serviços sem o uso da moeda. E em momentos de crise, o escambo passa do físico para o digital.

Hoje permutamos, fazemos transações e trocamos produtos que não utilizamos mais para dar lugar aos que precisamos ou desejamos.

26_atividadeSites, redes sociais e grupos de whatsapp são criados para aproveitar ao máximo o que se compartilha, criando oportunidades em meio à falta de dinheiro.

O escambo pode ser quando você adquire uma TV, e paga com a prestação de serviço de marcenaria ao dono da mesma. Pode ser entre prestações de serviços contínuas, como anunciantes de site em sistema anual que utilizam a academia que anuncia. E ainda, há a troca de habilidades manuais, como crochê, desenho ou design.

troca-de-livros_okNa área da educação a permuta de aulas, conhecimento e inovação acontece via Skype, Chat, e em vídeo aulas. Exemplo disso é o profissional que precisa aprender inglês e faz o marketing da escola de idiomas.

O escambo digital proporciona a inclusão social, digital, e o intercâmbio de realidades diferentes.

shutterstock_4115608-resoluc3a7c3a3o-do-desktopImagine que, ao trocar um livro que não usa mais com alguém que não pode pagar por um com dinheiro, mas, como pagamento, vai lhe ensinar a dançar balé, quem sabe pode ser um grande profissional amanhã. Então, você será responsável por transformar a vida de alguém.

escamboO escambo vai além, e incentiva outras gerações a participar. Bebês e crianças que trocam brinquedos, roupas e até seus berços criam, desde pequenos, a cultura da valorização do ser e não somente do ter.

O objetivo do escambo digital é muito maior do que usar da criatividade para driblar a falta da moeda. É a possibilidade de ajudar alguém, compartilhar experiências, adquirir conhecimento e ainda ser muito mais feliz. Pense nisso.







Saiba mais sobre
Comportamento Digital

Conteúdo especializado produzido por
Maria Augusta Ribeiro

Leia também



nova lei de saude mental

Nova Lei de Saúde Mental:

O Que Muda para Empresas e Trabalhadores em 2025

Algoritmização

Algoritmização Você Escolhe ou é Escolhido?

Como o Consumo Digital Está Transformando Suas Decisões