Mensagens secretas online estimulam os jovens a se comunicar em código.

Por: Maria Augusta Ribeiro.

O nome complicado serve para denominar uma técnica antiga, mas de tendência nova, na comunicação dos jovens de hoje dentro do universo digital.

esteganografia-#Belicosa55O uso de textos, imagens e sons esconde informações, de forma que passa despercebido para a maioria das pessoas.

E o jovem contemporâneo, por sua vez, utiliza este modelo de mensagem secreta para conversar online, engajar-se civicamente, e até para o crime, sem que ninguém note.

esteganografia-#belicosa55Mas afinal, para que serve a esteganografia social? Inicialmente para a proteção de propriedade industrial, mas hoje parece funcionar como uma nova linguagem cifrada entre os adolescentes.

Na visão digital, a prática evolui da comunicação criptografada para uma estratégia de mercado que visa esconder formulários multimídia dentro de outras mensagens, onde somente usuários interligados acessam.

Para os leigos, o alerta: Será que seu filho não pode estar exposto ao crime, à violência e a abusos sexuais por usar esta ferramenta?

monalisa-#Belicosa55-esteganografiaAlem disso será que ao se expor também nao expõe a vida da família achando estar protegido de perigos como hackers e violência cibernética?

Vale a pena o debate e a informação a esta turminha cada vez mais plugada

Compartilhe:






Saiba mais sobre
Comportamento Digital

Conteúdo especializado produzido por
Maria Augusta Ribeiro

Leia também



netnografia

Netnografia: A pesquisa por trás das telas

Saiba quais as vantagens dessa pesquisa que busca ouvir o consumidor online

economia da atenção

A economia da atenção em 2022

Como a atenção do consumidor as telas é moeda valiosa para a economia da atenção em 2022

vicio

5 Dicas para combater o vício em smartphones nas crianças

Quais atitudes vão te ajudar a evitar o vício das telas nas crianças