Por Maria Augusta Ribeiro
Inclusao Social é isso que faz o institutoMara Gabrilli ser uma referência quando se busca a melhoria de qualidade de vida para as pessoas com deficiência. Atuante no apoio a pesquisas científicas para a cura da paralisia, esta organização se destaca dentro e fora do país.
Seu trabalho promove o estímulo ao portador de deficiência para a prática de esportes como ferramenta de inclusão social, além do apoio a atletas paraolímpicos.
Projetos que localizam e identificam os portadores de deficiência em comunidades carentes em São Paulo para promover sua melhoria através de uma rede de suporte cidadão, orientação às famílias desses deficientes, e todo tipo de ajuda que promova o bem estar é bem vinda.
O que torna o trabalho do instituto genial é a participação efetiva de Mara Gabrilli uma psicóloga e hoje vereadora, portadora de deficiência física, que ultrapassou limites e hoje é sinônimo de defesa dos direitos dos deficientes e ou com falta de mobilidade.
Orientação às famílias de portadores de deficiência física ou falta de mobilidade, esporte, apoio e acompanhamento fazem do instituto um marco, retirando esse cidadão da zona de vulnerabilidade social através da acessibilidade.
Hoje alem do trabalho de Mara, muitas outras frentes como essa ajudam as pessoas a exercitar esse conjunto de meios e ações que combatem a exclusão aos benefícios da vida em sociedade, muitas vezes provocada pelas diferenças de classe social, educação, idade, deficiência, gênero, orientação sexual, religião, preconceito social ou preconceitos raciais.
Inclusao Social é isso!!!
A ideia de estar inserido em uma sociedade qualquer que seja o seu jeito é uma maneira tao ampla de exercitar o respeito pelo proximo como tambem de ensinar ao proximo o respeito que temos por nos mesmos. Repetitivo, mas verdadeiro, pois quando o mais simples acesso ao direito de ir e vir é feito com amor o mundo vibra de forma prospera e positiva.
Porque as pessoas tem medo de se desconectar