Saiba porque o maior produtor de grãos do mundo nao investe em gestão de transporte.
Por Maria Augusta Ribeiro
Parte mais importante do agronegócio a logística administra para onde vai a produção. E contrario a regra Mato grosso trata com descaso a matéria e sobrecarrega mais de 400% das rodovias de todo pais.
Falta tudo. Planejamento, investimentos e articulação entre produtores e governo. Conclusão, ganhos que deveriam ser de todos se concentram em apenas 10% da população.
Nao se utiliza ferrovia, rotas fluviais e estradas de qualidades, porque elas nao existem ou estão danificadas.
E o estado que sera responsável pela produção de 30% de todo o grão consumido no mundo ate 2022 se rende ao monopólio de grandes corporações para a construção de portos, pavimentação de estradas e concessão de ferrovias.
Na verdade o estado que ira sediar uma copa, se quer tem uma faculdade de logística ou polo de estudos especializado.
Redução da carga tributaria, elevar qualidade da educação e qualificar a mão de obra mato-grossense são metas nao cumpridas pela agenda do estado.
Assim um estado que se interessa por projetos pessoais, monopólio de grandes empresas e nao investe em educação terá qual resultado? Então Logística para que?
Porque as pessoas tem medo de se desconectar