Tudo o que precisa saber sobre a lei do marco civil que regula a internet no Brasil.

Por Maria Augusta Ribeiro

Entra em vigor hoje, o marco civil da internet, lei que assegura os direitos digitais. E quais impactos para usuários da internet no Brasil? Censura, direitos ou apenas mais deveres digitais?

marco-civil-internet-#belicosa555O MCI visa proteger o usuário e não aumentar os deveres de quem acessa a internet. Liberdade de expressão, neutralidade na rede e privacidade serão regulados por lei especifica. Veja o que de fato muda:

Liberdade de Expressão: Comunicação , redes sociais e manifestos online são garantidos pela lei, ou seja você pode dizer o que pensa na internet, mas se ofender ou difamar será punido.

Neutralidade na Rede: Contratou 10 mega de conexão e somente recebe 2, você pode exigir que pague apenas pela conexão recebida.

marco-civil-da-internet-#belicosa555Faz download de conteúdo pesado e velocidade de conexão é reduzida? Não é mais desculpa, provedor agora arcará com os custos de indenizações por isso.

 Privacidade: A proteção dos dados pessoais, registros e acessos de usuários, deverão ficar protegidos e guardados no banco de dados do provedor por 6 meses, em sigilo.

Termos de uso, serviços e contratos deverão vir em português, e redes sociais, aplicativos e site deverão se adequar.

marco-internetO impacto econômico que as exigências dessa lei traz são enormes, ja que investimentos em infra-estrutura, redes de comunicação e do governo deverão ocorrer para garantir os direitos do cidadão.

Vale a pena ressaltar que a lei entra em vigor, mas ainda precisa-se de um pouco de paciência. E o governo prepara campanha educativa para orientar a população e o judiciário ainda esta em fase de  preparo para receber ações do universo digital brasileiro. Fique atento!







Saiba mais sobre
Comportamento Digital

Conteúdo especializado produzido por
Maria Augusta Ribeiro

Leia também



nomofobia

Nomofobia: A Epidemia do Medo de Ficar Desconectado

Porque as pessoas tem medo de se desconectar

cidades inteligentes

Cidades Inteligentes e Habitantes Exaustos

A Dicotomia Entre Conexão e Saúde