Principal indicador econômico é a melhor forma de medir o sucesso de um pais? Conheça os indicadores do Progresso social.

Por Maria Augusta Ribeiro

Incompleto, o modelo atual de calculo do sucesso de uma nação se baseia apenas no resultado econômico. Onde um PIB (Produto Interno Bruto) maior nao garante qualidade de vida.

indicadores-#belicosa555Contrariando este índice, novos indicadores começam a fazer sentido e medir o que realmente importa, o sucesso de um pais por sua evolução social.

Os indicadores de progresso social (IPS) calculam como riqueza os aspectos econômicos e sociais. E pasmem! Paises com maior numero de riquezas naturais e PIBs altos são os que menos qualidade de vida tem.

Gastos milionários com estradas, pontes e carros mais modernos, nao garantem mobilidade urbana se nao levar em conta a realidade de cada pais.

Progresso social, preservação das riquezas naturais e a qualidade na educação, são calculados nos IPS para estabelecer números reais.

Ocupando o 46 lugar dos 132 paises analisados, o Brasil mesmo com uma economia melhor que muitos, nao consegue indicadores melhores no acesso a educação e na redução da violência.

Qualidade-de-vida-655x360A nova forma de calculo vale a pena o olhar cidadão. Sera que são indicadores confiáveis? São adequados ao atual cenário do meu pais? Servem para melhorar aminha qualidade de vida?

Organizações como a Social Progress Inperative, Happy Planet Index e o movimento Beyond GDP utilizam os indicadores de progresso social, calculando o que realmente vale a pena se medir: A sua qualidade de vida.

Compartilhe:






Saiba mais sobre
Comportamento Digital

Conteúdo especializado produzido por
Maria Augusta Ribeiro

Leia também



aulas online

AULAS ONLINE: A realidade que não ensina mais.

Porque as telas não auxiliam o aprendizado nas aulas online

netnografia

Netnografia: Mapeando os hábitos do consumidor on-line

Método que mistura pesquisa de mercado com internet está ajudando empresas a posicionarem

BBS

BBS Você sabe o que é isso?

BBS: Bebês, Babás e Smartphones. Tudo o que precisa saber sobre as telas