No Dia da Mídia saiba o que é ou não é mídia alternativa.
Mídia é todo o meio que serve como veículo para transmitir uma mensagem. Certo? Quando elas são próprias e feitas de modo independente são chamadas de alternativas.
No mundo todo o debate sobre o novo formato da comunicação acaba por considerar Blogs, Sites, fanzines e rádios comunitárias como mídias alternativas relevantes.
Mas, nem sempre a mídia alternativa age com responsabilidade. E muitos apostam em perfis falsos, campanhas de ódio e notícias sensacionalistas, a fim de obter lucro ou fama.
Outros obstáculos da mídia alternativa ética são a falta de financiamento, amadorismo, e ainda perseguição política ou religiosa. Tudo para evitar que mais canais explorem suas opiniões e possibilitem a propagação do conhecimento.
Há também a mídia cidadã, aquela feita por qualquer pessoa de modo esporádico que é compartilhado nas redes sociais. Esta se confunde com a mídia alternativa (o que não é), interferindo no mercado e nivelando o profissional da mídia por baixo.
É importante ressaltar que a diferença entre o que é ou não é mídia alternativa deve ser estudado, debatido e compartilhado a fim de aprendermos e valorizarmos quem realmente faz um bom trabalho.
Há muitos profissionais de mídia alternativa fazendo o dever de casa de forma exemplar, divulgando conteúdo com qualidade, gerando interesse e contribuindo para uma corrente positiva em busca de novos horizontes. Se você é um desses profissionais parabéns.
Por: Maria Augusta Ribeiro.
Porque as pessoas tem medo de se desconectar