No Dia da Mídia saiba o que é ou não é mídia alternativa.

Mídia é todo o meio que serve como veículo para transmitir uma mensagem. Certo? Quando elas são próprias e feitas de modo independente são chamadas de alternativas.

No mundo todo o debate sobre o novo formato da comunicação acaba por considerar Blogs, Sites, fanzines e rádios comunitárias como mídias alternativas relevantes.

microfones-#belicosa55Mas, nem sempre a mídia alternativa age com responsabilidade. E muitos apostam em perfis falsos, campanhas de ódio e notícias sensacionalistas, a fim de obter lucro ou fama.

Outros obstáculos da mídia alternativa ética são a falta de financiamento, amadorismo, e ainda perseguição política ou religiosa. Tudo para evitar que mais canais explorem suas opiniões e possibilitem a propagação do conhecimento.

midia_digital-#belicosa55Há também a mídia cidadã, aquela feita por qualquer pessoa de modo esporádico que é compartilhado nas redes sociais. Esta se confunde com a mídia alternativa (o que não é), interferindo no mercado e nivelando o profissional da mídia por baixo.

É importante ressaltar que a diferença entre o que é ou não é mídia alternativa deve ser estudado, debatido e compartilhado a fim de aprendermos e valorizarmos quem realmente faz um bom trabalho.

#media-#belicosa55Há muitos profissionais de mídia alternativa fazendo o dever de casa de forma exemplar, divulgando conteúdo com qualidade, gerando interesse e contribuindo para uma corrente positiva em busca de novos horizontes. Se você é um desses profissionais parabéns.

Por: Maria Augusta Ribeiro.

Compartilhe:






Saiba mais sobre
Comportamento Digital

Conteúdo especializado produzido por
Maria Augusta Ribeiro

Leia também



aulas online

AULAS ONLINE: A realidade que não ensina mais.

Porque as telas não auxiliam o aprendizado nas aulas online

netnografia

Netnografia: Mapeando os hábitos do consumidor on-line

Método que mistura pesquisa de mercado com internet está ajudando empresas a posicionarem

BBS

BBS Você sabe o que é isso?

BBS: Bebês, Babás e Smartphones. Tudo o que precisa saber sobre as telas