Todos nós produzimos dados na internet. E, com isso, todas as nossas decisões digitalizadas podem ser mapeadas por especialistas para compreender hábitos, desejos e preferências. Assim o método é chamado de netnografia.

A netnografia analisa o comportamento humano em ambiente digital. Inspirada pela antropologia, este método de pesquisa serve para criar insights, inovar, e ainda co-criar produtos e serviços.

Este método é cientifico, rigoroso e estruturado. E não é apenas coleta de dados sem a sua permissão. É a interpretação deles, por um especialista que pode gerar respostas de como algo pode ser mais atrativo e gerar vantagens competitivas para empresas.

netnografia

Quem Criou:

Pasmem! Tudo aconteceu em 1995, onde Robert Kozinets cunhou o termo “netnografia” e desenvolveu o método a partir da etnografia, para estudar as comunidades em ambiente digital que eram fãs Star Wars e Star Strek.

Especialista em mídias sociais, pesquisas de marketing e branding, seu trabalho é reconhecido mundialmente no livro “Netnografia – Realizando pesquisa etnográfica online”.

o que é netnografia

O que se pode verificar com a pesquisa….

  1. Validar hipóteses de jornada de consumo na internet.
  2. Entender a comunicação do consumidor alvo
  3. Identificar tendências de mercado.
  4. Segmentar público alvo.
  5. Co-criar produtos.
  6. Avaliar pertencimento de marca.
  7. Verificar atividade de engajamento dos fãs.

Quem Utiliza:

De grandes marcas como Coca-cola, Starbucks e Nivea, até personalidades como Alex Atala

 

netnografiaPara que serve?

A netnografia é chamada de “a arma secreta do marketing”. Isso porque a informação gerada ao se observar o consumidor em ambiente digital também ajuda a traçar estratégias para a comunicação com o mercado.

Assim podemos utilizar os insights produzidos pela netnografia para inovar, co-criar produtos, e ainda comunicar melhor com o consumidor que saliva pelos nossos produtos e serviços. Contrate a netnografia na sua empresa ou marca!

Por: Maria Augusta Ribeiro. É especialista em Netnografia e Comportamento de consumo digital no Belicosa.com.br

 

Lei também:

O que é Netnografia ?







Saiba mais sobre
Comportamento Digital

Conteúdo especializado produzido por
Maria Augusta Ribeiro

Leia também



nomofobia

Nomofobia: A Epidemia do Medo de Ficar Desconectado

Porque as pessoas tem medo de se desconectar

cidades inteligentes

Cidades Inteligentes e Habitantes Exaustos

A Dicotomia Entre Conexão e Saúde