Todos nós produzimos dados na internet. E, com isso, todas as nossas decisões digitalizadas podem ser mapeadas por especialistas para compreender hábitos, desejos e preferências. Assim o método é chamado de netnografia.
A netnografia analisa o comportamento humano em ambiente digital. Inspirada pela antropologia, este método de pesquisa serve para criar insights, inovar, e ainda co-criar produtos e serviços.
Este método é cientifico, rigoroso e estruturado. E não é apenas coleta de dados sem a sua permissão. É a interpretação deles, por um especialista que pode gerar respostas de como algo pode ser mais atrativo e gerar vantagens competitivas para empresas.
Quem Criou:
Pasmem! Tudo aconteceu em 1995, onde Robert Kozinets cunhou o termo “netnografia” e desenvolveu o método a partir da etnografia, para estudar as comunidades em ambiente digital que eram fãs Star Wars e Star Strek.
O que se pode verificar com a pesquisa….
Quem Utiliza:
De grandes marcas como Coca-cola, Starbucks e Nivea, até personalidades como Alex Atala
Para que serve?
A netnografia é chamada de “a arma secreta do marketing”. Isso porque a informação gerada ao se observar o consumidor em ambiente digital também ajuda a traçar estratégias para a comunicação com o mercado.
Assim podemos utilizar os insights produzidos pela netnografia para inovar, co-criar produtos, e ainda comunicar melhor com o consumidor que saliva pelos nossos produtos e serviços. Contrate a netnografia na sua empresa ou marca!
Por: Maria Augusta Ribeiro. É especialista em Netnografia e Comportamento de consumo digital no Belicosa.com.br
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Porque as pessoas tem medo de se desconectar