A Netnografia como estratégia de engajamento


A Netnografia vem se consolidando como uma ferramenta poderosa na obtenção de ideias com o objetivo de renovar os meios de relacionamento e comunicação com os consumidores.

Olhar para as redes sociais e perceber como as pessoas interagem nunca foi tão importante.  Já que é esse caminho de comunicação mais utilizadas quando se quer elogiar, reclamar e se informar sobre produtos e serviços. Mas para que essas informações sejam uteis para as empresas é necessária pesquisa.

A Netnografia, não é apenas um estudo puro na internet, ela estrutura conhecimento através de pesquisas qualitativas que interpretam os dados.  As companhias e, principalmente, os profissionais que lideram os projetos devem entender profundamente o comportamento humano e saber como as pessoas se relacionam e convivem.

Utilizado da maneira adequada, o estudo permite insights mais sinceros sem que empresas e clientes sejam confrontados diretamente. Isso gera otimização de tempo, eficiência e transparência ao estudar o consumidor.

O maior beneficio de uma pesquisa netnográfica é a abordagem mais verdadeira, porque os consumidores são espontâneos em suas percepções de marca, e se eles realmente gostam ou não.

Normalmente a netnografia causa impactos que fazem empresas reestruturar seus departamentos, alinhar serviços e mudar completamente cadeia inteiras de produtos para atingir um consumidor leal.

Quando a empresa já tem um perfil bem traçado do seu público, a Netnografia é uma opção para destrinchar seus gostos e costumes. E os likes nos posts revelam o interesse social do consumidor e assim as curtidas nos apontam as preferencias do subconsciente de pessoas aptas a consumir seu produto.

A partir de retratos sociais e culturais traçados dos usuários da marca nas redes sociais, a empresa percebeu como eles se relacionavam com a bebida e qual era o tipo de vida que levavam. Dessa maneira, a Coca-Cola Zero reconheceu elementos em comum com

Na hora de lançar um produto, a Netnografia também aparece como uma importante ferramenta.  O produto mais famoso desse processo é o desodorante invisible dry da nívea que foi criado pela observação da empresa as reclamações e desejos de seus clientes nas redes sociais por um produto que não manchasse as roupas brancas ou pretas.

O objetivo da netnografia é buscar insights nas entrelinhas das conversas, de maneira franca e que nenhum software consegue interpretar. Já que se utiliza um olhar antropológico e um conhecimento de marketing para que as interpretações tenham um significado relevante para estratégias mercadológicas e ajudem a segmentar as redes sociais.

Maria Augusta Ribeiro é profissional da informação, especialista em comportamento digital e netnografia.

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