Com tanta informação flutuando por aí, você já parou para se perguntar como anda a sua reputação na internet? Bem, se você é uma daquelas pessoas que dizem não se importar com o que dizem sobre você, é bom ficar atento, pois a Netnografia está de olho na evolução de quem tem sucesso online.

 

Mas o que é ter sucesso online nos dias de hoje? Sucesso, hoje em dia, está muito mais ligado ao ser ético do que, de fato, a números. Muitas profissões nem ganham salários estratosféricos, mas são valorizadas na vida real e nas relações com os outros. #netnografia 

 

netnografiaNão adianta pensar que, se você não faz parte das redes sociais, as pessoas não vão procurar por você na internet e abandonar a ideia de ter alguma informações sobre você.

 

Recentemente um amigo super “old fashion” me disse que ele não estava em nenhuma rede social, e por isso acreditava que não estava na Internet, até se gabando um pouco de que seu sucesso era feito de trabalho duro, e que o tal digital não interferia em sua reputação.

Com uma busca sem esforços o Google indicou um fake news na primeira página, e o endereço onde mora. Estarrecido e sem acreditar nas possibilidades via web, me questionou: como aquilo era possível? Muito papo e boas risadas foram o suficiente para convencê-lo que, uma vez que você existe no físico, a chances de estar no digital são de quase 100%, e seria legal ele se apresentar à internet como era e não por fake news.

Como a Netnografia estuda o comportamento das pessoas online para fins mercadológicos, acabamos visualizando quem são as pessoas, o que comem, onde vivem, que tipo de trabalho têm, e isso faz com que esse olhar dê uma dimensão do sucesso ao se venderem no digital.

 

Mas como assim a Netnografia fica de olho nos nossos dados?

 

Todo material coletado numa pesquisa netnográfica é publico, ela pode vir desde comentários no Google até fórum e blogs.

netnografia

E para quem acha que isso é invasão de privacidade e tem alguma dúvida, lembre-se que, quando criou sua conta no Instagram, Facebook, Linkedin, Twitter, Netflix, Spotfy e afins, você autorizou a vinculação dos seus dados.

 

A reputação digital diz muito se você é uma boa ou má pessoa no físico. Opiniões contraditórias, discurso de raiva e atitudes preconceituosas são um termómetro para avaliar sua e-reputação.

 

É através dela que somos orientados sobre as pessoas em relação à profissão, negócios ou imagem. Uma reputação construída à base de fake news ou Photoshop é desbancada em segundos, porque o ser humano deseja que o físico seja o digital e vice-versa.

 

netnographyRenome, fama e estima são qualidades estabelecidas pela reputação, seja ela no físico ou no virtual. E elas dependem de posicionamento e de como você se comporta.  E o sucesso é muito mais do que o resultado da sua empresa em números.

 

Sucesso é quando sua empresa tem números positivos, propósito, e é construída com pessoas éticas, gente bacana. O mercado está cheio de gente com reputação duvidosa patrocinando post.

 

Mas a Netnografia está observando muito além desse universo. Pesquisadores no mundo todo estão conseguindo separar o joio do trigo. De quem é bacana de verdade na vida real e transcende para o digital com reputação ilibada. Se você é uma dessas pessoas, fique orgulhoso (a) do sucesso de simplesmente ser alguém com que todos desejariam trabalhar, conviver e simplesmente estar ao lado.

 

 

Maria Augusta Ribeiro é especialista em comportamento digital e Netnografia no Belicosa.com.br

 

#Netnografia 

Maria Augusta Ribeiro

Compartilhe:






Saiba mais sobre
Comportamento Digital

Conteúdo especializado produzido por
Maria Augusta Ribeiro

Leia também



telas

Será que sou dependente das telas?

Saiba porque a tecnologia esta criando gerações dependentes das telas

jogos online

Jogos online: vilão ou mocinho?

A exposição aos jogos online está oferecendo mais riscos do que benefícios?

netnografia

Netnografia: 3 Formas de analisar o comportamento do consumidor

Metodo de pesquisa digital vai ajudar o empreendedor a entender o consumidor -netnografia