Com tanta informação vagando pela internet fica difícil segmentar o cliente apenas com dados demográficos. Para contar a historia completa do consumidor atual você vai precisar da ajuda da netnografia. Saiba o que é e como usar.

netnografiaMas afinal de contas, o que é netnografia:

A Netnografia é um método cientifico que mistura pesquisa de mercado com internet. Ela ajuda marcas e empresas a entender o comportamento do consumidor e a gerar resultados.

Ela foi inventada por Robert Kozinets que desejava saber porque a saga StarWars, mesmo depois de 40 anos no ar ainda faturava em produtos além dos filmes. E pasmem com o método ele descobriu que os produtos gerados pela saga faturam 3 vezes mais em produtos do que em filmes.

Entender o comportamento do consumidor nunca foi tão importante como nos dias de hoje, onde a velocidade de informação é fator de escolha e pode gerar oportunidades de negócios.

netnogrfiaMas porque preciso entender o comportamento do consumidor na internet?

A mudança nos hábitos de consumo da sociedade vivida nos últimos anos fez as compras migrarem para ambientes digitais e entender o comportamento dessas comunidades digitais vi ajudar uma marca a vender mais, criar relacionamentos melhores com seus clientes e ajustar processos mais rapidamente.

Segundo o relatório da Comscore de tendências e comportamentos digitais 2022 aponta que os brasileiros acima de 18 anos na internet são de 131 milhões de usuários, o que significa um crescimento de 4% em relação ao ano anterior.

Ah sim e o relatório também aponta que o metaverso é local de fala dos consumidores e deve trazer importantes transformações para os negócios.

O relatório da Comscore aponta ainda que o comportamento do brasileiro na internet teve crescimentos na área de atividades imobiliárias, educação, saúde, governo e viagem. 

netnografiaE o que isso tem haver com netnografia? 

É fazendo uma netnografia que se identificar os perfis assim.

Não basta mais identificar localidade, gênero e faixa etária. Agora para seduzir o consumidor pela sua marca e produto precisa saber quem ele é e que historia ele conta. Afinal além de comprar ele vai indicar a sua marca para alguém.

É sabido que 59% dos consumidores atuais farão uma indicação de sua marca para amigos e familiares. Mas os clientes somente se sentirão à vontade com sua marca se o conteúdo dela for relevante em 63% dos casos.

netnogafiaE como usar a netnografia?

Existem profissionais que fazem esse trabalho. Mas é bom ter em mente que identificar as propriedades psicográficas dos clientes e o primeiro passo.  A netnografia se aprofunda na psique dos consumidores digitais para falar com ele.

Imagine que tem uma empresa de acessórios para o cabelo.

A escuta social revelada pela netnografia indica que seus potenciais clientes se interessam por games, em especial pelo K pop dancer.

netnografiaNesse caso trabalhar com influenciadores que jogam o game, que fazem cosplay do game e ainda pessoas com um Life style do jogo pode gerar insights para arcos, presilhas, elásticos e todo tipo de acessório visto nesse universo. Lembre-se não da mais para se parecer na internet é necessário ser o mais preciso possível.

Dessa forma a netnografia permite que relacionamentos entre marcas e pessoas sejam criado de forma intima, cheia de detalhes que podem lhe render oportunidades de negócios e se conectar a comunidades como faz a saga de starwars há mais de 40 anos.

O entendimento sobe o comportamento do consumidor atual é um exercício de empatia. É preciso se colocar no lugar dele para identificar como ele age. Analisar o consumidor começa com a disposição de se dedicar a conhecer a visão do mundo do outro lado da tela.

 

Maria Augusta Ribeiro é especialista em comportamento digital e Netnografia. Belicosa.com.br

 

Free Netnography Book Links Here: Finally!!!

 

https://belicosa.com.br/o-que-e-netnografia-3/

 

Compartilhe:






Saiba mais sobre
Comportamento Digital

Conteúdo especializado produzido por
Maria Augusta Ribeiro

Leia também



nomofobia

3 Calmantes naturais para evitar nomofobia

Porque o uso do smartphone em excesso deve ser evitado

Netnografia

Como as marcas estão usando a Netnografia

Se conectar ao consumidor moderno é estratégia essencial no mercado digital

hiperconectados

Hiperconectados e menos felizes

Porque os jovens atuais estão crescendo despreparados para a vida adulta