Mal frequentado, uma das mídias mais poderosas incentiva o mal humor, Saiba por quê.
Por: Maria Augusta Ribeiro
Violenta, chata e sem contexto. Esse é o cenário atual de um dos veículos de comunicação mais poderosos do mundo, o Facebook. Não é mais um lugar para fazer amigos, estar informado ou vender produtos. Refugado por muitos, abre espaço para o entusiasmo insuportável da violência.
Vídeos recheados de mutilações, decapitações e maus tratos incentivam o preconceito e a intolerância de muitos. Conexões cada vez menores com a realidade, criam um ambiente onde ser seguido por milhões nao é mais sinônimo de sucesso e pessoas dão lugar a logaritmos.
Acessos mais rápidos e smartphones mais modernos fazem do face um ambiente para causar pânico e chocar. Porque? A migração de seguidores para plataformas com feedback mais ágil e comunidades virtuais mais reduzidas, fazem desse gigante um espaço abandonado.
O excesso de propaganda, convites de jogos e aplicativos que bombardeiam as telas sem autorização do usuário incentiva a evasão digital.
Para os mais jovens, a oferta de outras redes acaba sendo mais estimulante. Justamente porque acreditam que contar historias reais e publicá-las de imediato é a nova maneira de se conectar.
Sem radicalismo! Que ninguém saia deletando contas do Facebook somente porque ele não causa mais aquela sensação de entusiasmo do passado. O ideal é questionar sobre a real utilidade da ferramenta para você.
Acredita-se que o desinteresse pelo Facebook é uma constatação positiva de que podemos ser digitais e reais ao mesmo tempo. Sem dúvidas este comportamento nos questiona sobre as relações humanas e as transformações da sociedade. Será que estamos conectados de forma correta?
O detox digital e a maior interação com o ambiente externo é a saída. Reúna com a família, jogue conversa fora com os amigos e lembre-se do celular apenas para fazer o registro de uma experiência boa.
A necessidade de ter agilidade, informação e conectividade está fazendo as pessoas perceberem que precisam se conectar mais ao mundo real do que ao virtual para nao perder o que realmente importa.
Porque as pessoas tem medo de se desconectar